Esta quarta-feira (20/03/24) foi muito especial para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau, que precisou deixar a sede própria após um deslizamento de pedras em setembro de 2022. O local precisou ser interditado e os atendimentos foram transferidos para salas no Centro Médico Louis Pasteur (CELP), localizado na Rua Berta Odebrecht, no bairro Garcia.
Na época, a prefeitura garantiu o pagamento dos aluguéis para que as voluntárias continuassem o belo trabalho em prol das mulheres que enfrentam o câncer. Durante uma solenidade na tarde de hoje (20), o prefeito Mário Hildebrandt, juntamente com a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar, assinou a escritura definitiva do espaço.
Foram investidos R$ 2,2 milhões para aquisição permanente de dez salas, cinco vagas de garagem e outras duas salas comerciais no CELP. “Mais do que garantir uma sede para a Rede Feminina, a compra do espaço definitivo para a entidade é a garantia de atendimento para milhares de mulheres de Blumenau. É a certeza de que quem precisa seguirá tendo um tratamento digno, num momento tão delicado quanto o do diagnóstico para o câncer. E essa é nossa principal missão enquanto poder público”, destaca o prefeito Mário Hildebrandt.
A vice-prefeita destacou o engajamento com a Rede Feminina desde quando foi Secretária de Saúde, na gestão do ex-prefeito Napoleão Bernardes. “É gratificante poder concretizar esse sonho de uma sede melhor, com acesso facilitado para as pacientes e voluntárias. Além, é claro, da qualidade no atendimento que teve melhora considerável com essa infraestrutura”, enfatizou Maria Regina.
A Rede Feminina de Combate ao Câncer atua há mais de 50 anos em Blumenau, sendo referência no atendimento a mulheres que sofrem com câncer de mama e de colo de útero. Atualmente, conta com 130 voluntárias que trabalham em prol da prevenção ao câncer e da promoção à saúde da mulher.