Uma estação hidrológica voltada para o monitoramento de enxurradas foi instalada noEstação Hidrológica município de Presidente Getúlio (SC), no Alto Vale do Itajaí. O equipamento atualiza a cada 15 segundos o nível do Rio dos Índios e da chuva na região da ponte da Rua Niterói Atlântica, onde foi colocada.
Segundo Frederico Rudorff, coordenador de Monitoramento e Alerta da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), as demais estações hidrológicas existentes na região se encontram em rios com características de inundações graduais.
A estação chega para somar à rede de monitoramento online das chuvas, rios e barragens da SDC. Presidente Getúlio, nos últimos anos, vem registrando algumas ocorrências devido às fortes chuvas.
De acordo com dados do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), em 2020, o município decretou situação de emergência pois foi severamente afetado por enxurradas e fluxos de detritos no dia 16 de dezembro, deixando 21 mortos, e 147 pessoas desabrigadas. Já em 2023, em 17 de novembro, o município foi afetado novamente por contas de chuvas intensas, vindo a decretar situação de emergência.
Para fazer a captação de todas as informações no Vale do Itajaí, foram instalados 42 pontos de monitoramento no campo, sendo 30 estações que medem nível do rio e chuva, 10 estações meteorológicas, que medem chuva, vento, temperatura, umidade do ar e pressão atmosférica e 2 estações que medem chuva.
Estas informações foram cruciais para o monitoramento e alerta das inundações históricas que ocorreram entre outubro e novembro de 2024. “Tanto a população, quanto às defesas civis dos municípios tiveram acesso às informações em tempo real, e agora também estarão disponíveis para o município de Presidente Getúlio”, afirmou Rudorff.
Na plataforma digital, o usuário pode escolher que tipo de informação deseja, como por exemplo, a medição dos reservatórios das barragens do Vale, percentual de ocupação, dados dos pluviômetros, dados meteorológicos. Os dados são fornecidos pelas novas estações meteorológicas e de telemetria instaladas pela SDC.
A rede disponível inicialmente abrange a bacia hidrográfica do Rio Itajaí-Açu, mas a intenção é ampliar para as demais bacias hidrográficas e agregar ao sistema estações privadas e de outros órgãos públicos que estão espalhadas pelo estado de Santa Catarina.