A imprensa foi convidada na noite desta segunda-feira (5/03/24) para o lançamento da 26ª Maratona Internacional de Blumenau, marcada para o dia 24 de março. O evento aconteceu no Hotel Plaza Hering, no Centro, com a presença de autoridades e parceiros.
Na oportunidade, o idealizador e fundador da Maratona, o empresário Raul Cardoso, de 76 anos, destacou a parceria com o poder público. “Muitas vezes tivemos o poder público do nosso lado, mas neste ano fechamos uma parceria inédita com a Prefeitura Municipal de Blumenau.”
O atleta destacou que o prefeito pediu o apoio de todos os secretários. Silvyo Zimmermann Neto, da Cultura e Relações Internacionais, foi lembrado em especial por incluir a competição junto às comemorações de 200 anos da Imigração Alemã no Brasil. Além disso, também ressaltou que o grande grupo de empresas da cidade abraçou a maratona de 2024, além da imprensa. Cardoso lembrou do apoio do SEBRAE, destacando a Deputada Federal Ana Paula Lima, esposa de Décio Lima, atual presidente da entidade.
Durante a sua fala, o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, disse que como está no fim do mandato, tem algumas limitações que a legislação impõe, mas conseguiu através da Oktoberfest uma brecha para conseguir dar o apoio. “Quando apoiamos a maratona, apoiamos várias vertentes, uma delas é o esporte, que por si só, traz a perspectiva da saúde e da qualidade de vida. A segunda é o turismo, já que traz pessoas que conhecem a cidade. Eu tenho certeza que elas voltarão, seja para a Oktoberfest, ou os eventos de Natal, Páscoa, ou simplesmente passear pela região. Isso impulsiona toda a economia através do turismo.”
A maratona deste ano será composta por quatro distâncias em Blumenau: 21 km (meia maratona) e 5 km, sendo as outras a repetição dos trechos e dobrando a quilometragem. A largada está prevista para às 6h, na frente da Secretaria de Cultura, seguindo pela Avenida Beira Rio em direção à Prefeitura de Blumenau, onde ocorre a divisão dos atletas que competirão nas diferentes provas.
Os que optaram pelos 5 e 10 km, seguem em frente e passam pela Ponte de Ferro, descem para a Avenida Brasil, ruas Porto Rico (Moinho), Paraguai e Chile, Avenida República Argentina, Ponte dos Arcos, Rua Itajaí até retornarem ao ponto de partida. Os atletas dos 10 km repetirão o trajeto.
Quem enfrentará o percurso da meia maratona, ao passar pela prefeitura, seguirá pela Avenida Martin Luther até próximo à altura da empresa Breitkopf, depois ruas Xavantina, Walter Berner, Carlos Rischbieter, onde vão até certo trecho e retornam pelas últimas duas ruas. Em seguida, passam por baixo da Ponte do Tamarindo, mantendo a rota pelas ruas São Paulo, Santa Catarina (onde passam pela ponte), 2 de Setembro, Missões, Avenida Brasil, ruas Porto Rico (Moinho), Paraguai e Chile, Avenida República Argentina até o contorno do anel viário norte. Depois continuam sobre a ponte, ruas Antônio Treis (início), São Bento, Itajaí e finalizam na Secretaria de Cultura.
A organização destacou que a prova ficou mais rápida em relação ao ano passado, com percursos praticamente planos, em que a altimetria acumulada é de 63 metros. A cerimônia de premiação dos primeiros colocados será realizada na própria Secretaria de Cultura.
A cada 3 quilômetros, serão disponibilizados pontos com água em temperatura ambiente e gelada, bebidas isotônicas, sachês de sal distribuídos.
No dia 22, sexta-feira, ocorre a entrega dos kits no Parque Vila Germânica. O local também sediará algumas ações que fazem parte da maratona e servem para confraternizar os atletas, como a noite de massas e a mini Oktoberfest.
A Maratona Internacional de Blumenau conta com o patrocínio do SEBRAE, Caixa Econômica Federal, Oktoberfest de Blumenau, Grupo Breitkopf e Color Química. Além disso, terá o apoio da Secretaria Municipal do Esporte, Norte Shopping, Rede Plaza de Hotéis, Uniasselvi, Bela Vista Country Club, Polícia Militar, Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau, entre outros.