Florianópolis sedia neste fim de semana o Meeting Paralímpico Loterias Caixa, evento que contará com uma participação expressiva de Blumenau. A cidade será representada por uma delegação de 142 integrantes, incluindo 101 paratletas e 41 dirigentes, como professores e equipe de apoio.
Os paratletas contam com o suporte da Prefeitura de Blumenau através das Secretarias da Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep) e de Educação (Semed). O encontro esportivo promoverá cinco competições simultâneas, abrangendo paratletas a partir dos 7 anos de idade, nas modalidades de atletismo e bocha na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além de natação no Clube Elase.
A primeira competição será a categoria intercentros, de 7 a 10 anos. Blumenau terá 17 paratletas, sendo a maioria deles estreantes em competições oficiais. A segunda será a Seletiva Estadual das Paralimpíadas Escolares, com 65 paratletas entre 11 e 17 anos. Blumenau ainda terá um representante na disputa universitária e nove no Meeting de Atletismo. Por fim, o Meeting de Natação terá nove blumenauenses.
Giselle Chiroli, secretária da Seidep, destacou a importância do evento para os paratletas, especialmente para os que competirão oficialmente pela primeira vez, enfatizando o foco na inclusão. Alexandre Matias, secretário de Educação, reforçou o papel fundamental do paradesporto escolar na promoção da inclusão e no impacto transformador na vida dos estudantes, expressando orgulho pela participação de mais de 60 alunos em idade escolar.