GAECO deflagra operação “Sob Encomenda II” em Blumenau e outras duas cidades

Estão sendo apurados crimes praticados por advogados e faccionados reclusos nos sistemas prisionais catarinense e federal.

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (21/02/24), a operação “Sob Encomenda II”. Estão sendo apurados crimes previstos na Lei de Organizações Criminosas, especialmente os praticados por advogados e por integrantes de facções que estão reclusos nos sistemas prisionais catarinense e federal.

Estão sendo cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva em Blumenau, Palhoça e Porto Velho (RO). As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Joinville. Entre os investigados, dois estão em liberdade e os demais já estão reclusos no sistema penitenciário.

Foto: GAECO/SC

Na execução das ordens judiciais, integrantes do GAECO de Rondônia, policiais penais do Sistema Penitenciário Federal e do Departamento de Polícia Penal de Santa Catarina, além de equipes da Polícia Militar de Santa Catarina, prestam apoio ao GAECO catarinense.

Segundo o GAECO, a investigação tramita em sigilo e assim que os autos forem tornados públicos, novas informações poderão ser divulgadas.

SOB ENCOMENDA I

A operação é um desdobramento da Operação “Sob Encomenda I”, executada em agosto de 2021 para combater a prática de “sintonia” entre advogados e integrantes de facções que estão reclusos no Sistema Prisional. Na época, foram cumpridos 8 mandados de prisão preventiva e 30 mandados de busca e apreensão.

Os alvos eram 22 pessoas, entre advogados, agentes públicos e integrantes do sistema prisional. Todos os crimes investigados seriam em benefício de uma organização criminosa. Na época, foram realizadas buscas em residências, escritórios e dentro de celas de três unidades prisionais.

A operação foi o resultado de uma investigação que iniciou em março de 2021, para apurar crimes como organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, corrupção ativa e passiva, associação criminosa e inserção de telefones celulares em estabelecimentos prisionais.

O GAECO

O GAECO é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.