Fotos: Soni Robinson Witte
Quem passou pela Praça Washington Luiz no bairro da Velha nesta terça-feira (23), já deve ter reparado a imagem de Elke Hering em meio à imagens coloridas. O paredão branco, já está tomado pela silhueta da artista plástica blumenauense, grafitado por Quiko Nutss e Charles Pilako.
É uma forma de divulgar o grafitte e ao mesmo tempo homenagear a grande artista plástica Elke Hering, falecida já há 20 anos. O projeto foi aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura, com total aprovação também do proprietário do prédio.
Mas vida de grafiteiro não é fácil. Segundo Quiko Nutss, em 2013 ele foi preso por estar fazendo grafite em local sem autorização. Condenado, acabou tendo que pagar pena alternativa, com prestação de serviços comunitários.
A Praça Washington Luiz, que fica na esquina das ruas Marechal Deodoro com a João Pessoa, fica em frente ao local onde viveu uma outra grande artista. A Casa Emil Fischer era de propriedade dos pais da atriz Vera Fischer, que morou lá até ser eleita miss Brasil.
Algumas coisas chamam atenção na praça. Neste pé de flamboyant cresce um pé de maracujá. Alguém até já amarrou ele no tronco para o ramo suba na árvore. Um rápido olhar para revelam as flores do flamboyant.
Mas nem tudo é beleza, como esse banco depredado. Um espaço pequeno, mas com tantas histórias. Aliás, até nosso prefeito atual deve ter brincado nela, já que próximo dali viveu a sua infância.