Um vídeo divulgado pelas redes sociais mostra um grande número de pessoas buscando atendimento na recepção do Hospital Santo Antônio. As imagens teriam sido gravadas ao meio-dia desta terça-feira (13/02/24), e há até quem se deitou no chão.
Em nota, a instituição informou que o feriado causou um aumento significativo na procura por atendimento de urgência e emergência. A alta demanda teria sido provocada por doenças como dengue, sintomas respiratórios, entre outras comorbidades.
“Normalmente, atendemos, em média, 250 pacientes por dia. Ontem (12/02), chegamos à marca de 455 atendimentos, sendo estes 70% de caráter ambulatorial. Hoje, estamos enfrentando a mesma situação”, informou o comunicado. A equipe médica e de enfermagem teria sido reforçada para atender os pacientes que procuram a unidade.
No Ambulatório Geral do Garcia, o único em funcionamento na cidade na segunda-feira (12), houve relatos de filas e espera. Muitos acabaram desistindo e foram embora.
Confira a nota da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus)
A Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) reconhece a significativa demanda registrada no AGF Garcia nesta segunda-feira, dia 12. A Semus está tomando medidas imediatas para resolver a situação da maneira mais eficaz possível. Para facilitar o acesso aos cuidados médicos, as pessoas que se encontravam na unidade foram direcionadas a um link específico do Alô Saúde, dispensando a triagem com a equipe de enfermagem no AGF. Um desses links já está operando, enquanto outros dois foram abertos para lidar com a demanda acumulada no ambulatório.
Para esta terça-feira, dia 13, o AGF Velha estará aberto ao público, oferecendo o atendimento presencial e, no mínimo, três salas de teleatendimento para evitar os contratempos enfrentados nesta segunda-feira.
Em decorrência da alta demanda, o AGF Garcia teve que encerrar as atividades mais cedo do que o esperado para garantir o atendimento a todos os pacientes presentes no ambulatório.