Apesar do feriadão de Carnaval e do calor do fim de semana, um bom público prestigiou a Feirinha da Vila neste sábado (10/02/24), em Blumenau. O evento, agendado para ocorrer entre as 16h e 21h, contou com a participação de aproximadamente 35 feirantes que montaram suas tendas na Praça Johanna Conrad, localizada na Rua Henrique Conrad, no distrito da Vila Itoupava.
O Soni Robinson Witte, do OBlumenauense, também esteve presente e registrou algumas imagens desta 43ª edição. Foi uma experiência que misturou gastronomia, moda, arte e artesanato, oferecendo uma experiência única de compras e sabores da região.
Enquanto o termômetro marcava 30,6°C no Parque Vila Germânica às 16h, a região que fica em uma serra com aproximadamente 200 metros de altura, estava com a temperatura um pouco mais agradável. Mas não há milagre no verão do Vale do Itajaí, e para se refrescar do calor, tinha sorvete e açaí.
O Restaurante Braseiro da Vila também marcou presença, vendendo sanduíche e croquetas de costela fogo de chão. Quem gosta de palmito, pepino e outras conservas em vidro também tinha opções. Algumas peças de decoração lembravam que a Páscoa está chegando. Já outras peças de madeira, tinham um aspecto rústico perfeitas para decoração.
Um desses espaços desempenha um papel comunitário importante. Na “Tenda da Tradição”, a cada mês, um Clube de Caça e Tiro fica responsável pela venda de cucas, pão com linguiça (conhecido como wurstbrot), pão com ovo e sardinha (heringsbrot) e kochkäse (o pão com queijo cozido). O objetivo é proporcionar às entidades uma receita extra, que em fevereiro, foi coordenada pela Associação Recreativa Desportiva Serrinha.
A primeira edição da Feirinha da Vila aconteceu no dia 13 de outubro de 2019, juntamente com o desfile oficial da 36ª Oktoberfest na Vila Itoupava. Desde então, não parou e tornou-se ponto de encontro da comunidade, além de ser uma atração turística.