“Panapaná”, na linguagem dos índios Tupi, refere-se a um bando de borboletas. Esse é o nome da pintura feita com 71 latas de spray em um muro na Avenida Martin Luther, no bairro Victor Konder, em Blumenau. A obra do artista Buiuh (Bruno Alex) homenageia o bicentenário do naturalista e pesquisador alemão Johann Friedrich Theodor Müller, mais conhecido como Fritz Müller.
As borboletas monarcas fizeram parte dos seus estudos e foram o tema na obra do projeto “Rota de Arte Urbana”, promovido com recursos da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC). O painel contou com o apoio da “Cia. de Canetas Compactor”, por meio de sua linha de materiais Molotow, que doou as latas usadas no trabalho.
O homenageado desempenhou um papel determinante em uma das maiores revoluções científicas da história, quando se dedicou à observação de plantas e animais em Santa Catarina. Sua contribuição significativa para a teoria da evolução das espécies foi vital, colaborando diretamente com Charles Darwin com sua capacidade única de observação e estudos de campo.
“A Rota de Arte Urbana é um meio de enriquecer a cidade com expressões artísticas que também contam nossa história”, observa o secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais, Sylvio Zimmermann. “Esta homenagem ao cientista Fritz Müller é uma oportunidade de entrelaçar a arte e a ciência em um diálogo com a sociedade, por meio dos muros da cidade”.