Imagine estar tomando banho no mar em alguma praia quando, repentinamente, você vê esse fenômeno climático. Muitos moradores e turistas que estavam na Praia do Santinho, em Florianópolis, presenciaram essa tromba d’água na manhã desta sexta-feira (26/01/24).
De acordo com a equipe de meteorologia da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), embora seja semelhante a tornados, geralmente os ventos não são tão intensos e têm uma vida útil curta. “O sistema se forma em corpos d’água, como oceanos ou lagos, e apresenta risco principalmente para as pessoas que estão no mar e para pequenas embarcações. Além disso, ele costuma se dissipar em contato com a costa”, informou o órgão estadual.
Um dos primeiros sinais de sua formação é a nuvem funil, que, ao se aproximar da superfície da água, dá origem a uma coluna giratória de ar. “Para isso, é necessário que a atmosfera apresente cisalhamento dos ventos, ou seja, uma mudança na direção dos ventos com a altitude, possibilitando a rotação dos ventos”.
Esse tipo de fenômeno é considerado normal, diz a equipe da SDC. Apesar de fazer parte da dinâmica complexa da atmosfera sobre áreas costeiras, quem o vê certamente se impressiona. O vídeo a seguir foi registrado por Tiago Mortiz, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
Conheça a história da destilaria premiada de Blumenau e suas bebidas reconhecidas internacionalmente.