A partir desta terça-feira (16/01/24), os mais de 3,9 milhões de participantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 5 e 12 de novembro de 2023, já podem conferir seus resultados. O acesso às notas é feito através da Página do Participante, utilizando o login único da plataforma gov.br, conforme informado pelo Ministério da Educação (MEC).
Enquanto isso, os candidatos conhecidos como treineiros, que realizaram o exame para autoavaliação, deverão aguardar até março para terem acesso às suas notas. O MEC também anunciou que o espelho com a avaliação das redações estará disponível em um prazo de 90 dias.
Além de ser um instrumento de avaliação do desempenho escolar ao final da educação básica, o Enem se destaca como a principal via de acesso à educação superior no Brasil.
O exame é fundamental para a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade para Todos (Prouni) e é frequentemente utilizado em processos seletivos como critério único ou complementar. Além disso, também serve como parâmetro para obtenção de auxílios governamentais, a exemplo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).