Dezembro de 2023, marcou um avanço significativo no Hospital Santo Antônio, de Blumenau, com a realização da primeira biópsia cerebral guiada por estereotáxica através do Sistema Único de Saúde (SUS). A operação, coordenada pelo Dr. Amaurí Batista de Oliveira Júnior, contou com a expertise do Dr. Gabriel Hoher Peres, do Dr. Filipe Laurindo Cabral e do instrumentador José Augusto.
Esta técnica neurocirúrgica, que utiliza um sistema tridimensional para guiar o procedimento com precisão, minimiza riscos e melhora os resultados clínicos. O processo iniciou com a implantação do arco estereotáxico na cabeça da paciente, seguido de um exame de tomografia para localizar a lesão cerebral. Utilizando um programa de computador avançado, a equipe planejou a melhor trajetória para o procedimento.
A biópsia estereotáxica cerebral tem um papel fundamental no diagnóstico de doenças neurológicas complexas, oferecendo um acesso minimamente invasivo às lesões cerebrais.
Segundo Rafael Bertuol, Gerente Geral, o Hospital Santo Antônio por meio da Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde do Estado, encaminhou a solicitação junto ao Ministério da Saúde para habilitação do Serviço de Neurocirurgia.
Atualmente o HSA realiza procedimento de alta complexidade em neurocirurgia adulto e pediátrico na referência oncológica. No entanto, a urgência e emergência atende mais de 80 mil pacientes por ano, sendo recorrente o atendimento de casos em que há necessidade de intervenção da neurocirurgia. A habilitação permitirá recursos para manutenção desses procedimentos e assim, aumentar a abrangência dos atendimentos para os catarinenses.