Um casal que transitava em uma caminhonete pela BR-101 parou na unidade operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) localizada no bairro Pirabeiraba, em Joinville (SC). O fato ocorreu na manhã deste domingo (18/12/23), depois que o filho de 5 anos desmaiou por problemas respiratórios.
Os três são de Guaratuba (PR) e seguiam em direção ao Hospital Dona Helena, especializado no atendimento infantil, localizado no Centro de Joinville. Eles ligaram para a PRF pelo telefone de emergência 191 e pediram ajuda para que os policiais fizessem a escolta do pequeno Gabriel, devido à situação de emergência respiratória em que se encontrava.
Uma viatura abriu caminho para que o menor chegasse ao hospital o mais rápido possível. Assim que chegaram à unidade, a mãe logo saiu com Gabriel nos braços, e o pai desembarcou para ajudá-la.
A criança foi atendida com uma saturação de 85% de oxigênio e estava com pneumonia. Ela foi atendida, medicada e internada, e encontra-se fora de perigo.
Quando a saturação fica abaixo de 90%, pode até causar danos aos órgãos internos. Isso ocorre porque a quantidade de oxigênio transportada pelo sangue e disponível para os tecidos e órgãos do nosso corpo está abaixo do necessário.
Depois, o pai agradeceu e lembrou que foi a segunda vez que recebeu apoio da PRF. A primeira vez foi em 2021, também devido a uma emergência respiratória causada pela Covid-19.