Durante a Operação Natal Seguro, o Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) em parceria com o nacional, realizou uma ampla fiscalização de produtos de Natal. Ao todo, 17.050 itens, incluindo brinquedos, bicicletas e luminárias natalinas, foram inspecionados em Joinville, Itajaí, Brusque, São José, Tubarão e Chapecó. Dessa quantidade, 222 produtos apresentaram irregularidades e foram apreendidos.
O presidente do Imetro, Alexandre Soratto, enfatizou o compromisso da operação em assegurar a segurança dos consumidores. Ele ressaltou a importância do Selo do Inmetro, garantia de que os produtos foram submetidos a testes rigorosos de conformidade. A iniciativa visou identificar brinquedos e bicicletas que não passaram pelo processo de avaliação de conformidade, e, no caso das luminárias natalinas, verificar as informações essenciais ao consumidor, além do padrão brasileiro de plugues e tomadas.
Maurício Marques Nazário, diretor da Conformidade do Imetro, aconselha os consumidores a estarem vigilantes às especificações dos produtos. Ele alerta sobre os riscos de itens clandestinos, especialmente luminárias natalinas que podem causar incêndios devido a fios ou plugues inadequados.
A Ouvidoria do Imetro-SC está disponível para denúncias de irregularidades, acessível pelo e-mail ouvidoria@imetro.sc.gov.br ou pelo telefone 0800 643 5200, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.