Vídeo e fotos: Clube Náutico América celebra Dia de São Nicolau no Rio Itajaí-Açu

Uma tradição de quatro décadas que a maioria das pessoas não conhece.

Foto: Clube Náutico América

Desde 1983, ano da grande enchente em Blumenau, o centenário Clube Náutico América realiza a Remada de Natal todos os anos. Essa tradição de 40 anos aconteceu no final da tarde da última quinta-feira (6/12/23), data em que é celebrado o dia de São Nicolau.

As imagens gravadas pela equipe de comunicação da Prefeitura de Blumenau mostram a saída no píer localizado nos fundos da Praça Hercílio Luz, onde fica a sede do clube. Em seguida, os atletas remam pelo Rio Itajaí-Açu vestidos com trajes natalinos.

As imagens mostram até quando chegam à Ponte de Ferro no Centro de Blumenau. Em determinado momento, a remada faz uma pausa, e um dos integrantes pega um megafone e espalha pelos ares um “Feliz Natal, hohoho”.

Parabéns por manterem uma tradição tão singela, mostrando que sempre estamos em paz com esse enorme rio. Não é ele que provoca as cheias e enchentes, são as chuvas. Mas é ele que faz a vida acontecer, com seu volume de água espalhado pela rede de abastecimento.

 

Afinal, quem foi São Nicolau?

São Nicolau, também conhecido como São Nicolau de Mira, foi um santo cristão que viveu no século IV. Ele nasceu em Patara, uma cidade na antiga Lícia, que atualmente faz parte da Turquia.

Venerado por sua generosidade e caridade, características que o tornaram um símbolo do espírito natalino; o então bispo dedicou sua vida a ajudar os menos afortunados, distribuindo presentes e auxiliando os necessitados de diversas maneiras.

Sua fama de protetor das crianças e patrono dos marinheiros também contribuiu para sua veneração ao longo dos séculos. O culto a São Nicolau se espalhou por todo o mundo cristão, dando origem à figura do Papai Noel, que continua a representar o espírito de generosidade e solidariedade associado a este santo.

Foto: Clube Náutico América
Foto: Clube Náutico América
Foto: Clube Náutico América