Nesta terça-feira (5/12/23), a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) divulgou um balanço que demonstra uma queda significativa nos casos de mortes violentas no estado. Segundo dados da Diretoria de Inteligência da PCSC, houve uma redução de 2,46% nos homicídios, 31,5% nos casos de lesão corporal seguida de morte e uma expressiva diminuição de 47% nos latrocínios. Esses números são referentes ao período de 1º de janeiro a 4 de dezembro deste ano, em comparação com o mesmo intervalo do ano anterior.
A taxa de homicídios até segunda-feira (4/12) foi de 6,9 mil por 100 mil habitantes, Santa Catarina registrou 6,9 mil homicídios em 2023; 24,18% menor dos que os 9,1 mil registrados no ano passado. Outro dado relevante do balanço é o recorde alcançado no cumprimento de ordens judiciais. Entre 1º de janeiro e 4 de dezembro, foram efetuados 7.511 (+59,67%) mandados de busca e apreensão e 5.584 (+66,09%) mandados de prisão, em comparação com os 11 primeiros meses de 2022.
O delegado-geral da PCSC, Ulisses Gabriel, atribui esses resultados ao empenho e competência dos profissionais da Polícia Civil, bem como à colaboração do governador Jorginho, da integração com o Ministério Público e da agilidade do Poder Judiciário. Gabriel destaca que o aumento de 60% na produtividade reflete diretamente na redução da criminalidade, citando também a estabilização dos casos de feminicídio e a eliminação total de infanticídios.
Além disso, o delegado-geral ressaltou a importância do planejamento estratégico adotado pela Polícia Civil, focado em combater o crime, melhorar as condições de trabalho dos policiais, aprimorar o atendimento às vítimas e implementar processos de gestão eficientes. Segundo ele, essas medidas, alinhadas ao rigor no combate à criminalidade e ao compromisso com a qualidade do serviço público, foram determinantes para os resultados positivos alcançados.
Fonte: Governo de Santa Catarina