A Temporada de Concertos 2023 na Igreja Luterana do Espírito Santo, no Centro de Blumenau, finaliza com a apresentação do Vocal Consort Blumenauensis. O evento, agendado para às 19h30 deste sábado (25/11/23), é o último dos Grandes Concertos do Projeto Igreja Aberta. A iniciativa ofereceu concertos e visitas guiadas durante o ano e continuará com sua programação em 2024, incluindo os meses de janeiro e fevereiro.
O coro de câmara, composto por 20 talentosos músicos, tem a regência do maestro Roberto Rossbach. No repertório, obras natalinas antigas, tradicionais, modernas e populares, compostas entre os séculos XV e XX. Em destaque estão três canções de uma coleção de músicas espanholas do Renascimento, publicadas em meados do século XVI, além do Magnificat para coro e órgão, do compositor modernista inglês Ralph Vaughan Williams, o Cântico de Maria. O programa também contará com uma obra composta no início do século XX, baseada no evangelho de Lucas, capítulo 1, versículos 46 a 55.
O pastor Milton Jandrey expressou grande satisfação com os resultados da temporada e a participação da comunidade. Ele enfatiza a importância do evento como um momento de celebração da arte e música local. O maestro Rossbach compartilha do entusiasmo, antecipando um concerto memorável, reunindo os integrantes do grupo após um longo período.
A programação do dia ainda inclui um concerto matinal às 10h30 com o organista Cleonir Zimmermann e visitas guiadas pela igreja, que é um patrimônio histórico, das 9h30 às 12h30. Para aqueles que não podem comparecer, a playlist do evento está disponível no Spotify. Além disso, o Grande Concerto contará com recursos acessíveis como tradução em libras, audiodescrição e programas em braile.
A temporada de concertos é patrocinada por diversas empresas locais e tem o apoio da Rádio União FM Blumenau e da Escola Barão do Rio Branco, sendo parte de um esforço contínuo para promover a cultura e a música erudita na região. Mais detalhes sobre a programação podem ser encontrados no site da Igreja Luterana de Blumenau.
Confira o programa do Grande Concerto com Vocal Consort Blumenauensis:
1. Veni, Veni Emanuel (Canção de Advento) – Autor desconhecido do século XV. Arranjo de Christoph Dalitz (1993). Solista: Lúcio Mello.
2. Canção 33: Verbum caro factum est (atrib. Mateo Flecha el Viejo)
3. Canção 37: Dadme albricias, hijos d’Eva
4. Canção 40: Riu, riu, chiu (atrib. Mateo Flecha el Viejo). Cancionero de Upsala (Suécia). Villancicos de Navidad a quatro vozes: coleção de músicas espanholas do Renascimento, de autoria desconhecida, publicadas em Veneza, em 1556. Solista e Percussão: Lúcio Mello. Flauta Doce: Tatiane Krüger Niebuhr. Violoncelo: Alexander Viebranz. Cravo: Roberto Rossbach.
5. In dulci jubilo, nun singet und seid froh (1607). Michael Praetorius (1571-1621). Tradicional canção de Natal da Idade Média, publicada em 1582.
6. Es ist ein Ros’ entsprungen (1609). Michael Praetorius (1571-1621) Solistas: Elke Haas Fonseca, Roseli Weingartner, Karin Haas Augsburger, Lúcio Mello, Marcos Silva. Violoncelo: Alexander Viebranz. Cravo: Roberto Rossbach.
7. O Jesulein süss. Johann Sebastian Bach – arranjo (1685-1750). Solista: Ricardo Haas. Violino: Roseli Weingartner. Violoncelo: Alexander Viebranz. Cravo: Roberto Rossbach.
8. Süsser die Glocken nie Klingen. Friedrich Wilhelm KRITZINGER (1816-1890). Canção tradicional de Thüringen, de 1826 e arranjo de Jürgen Knuth. Solistas: Ricardo Haas, Elke Haas Fonseca, Karin Haas Augsburger, Lúcio Mello, Marcos Silva. Violino: Roseli Weingartner. Violoncelo: Alexander Viebranz. Cravo: Roberto Rossbach.
9. Ehre sei Gott, Op. 9, no 2. Música de Friedrich Silcher (1789-1860) e texto de Paul Gerhard (1607-1676).
10. Magnificat. WILLIAMS, Ralph VaughanWilliams (1872-1958). Órgão: Roberto Rossbach.
11. Virgin Mary had a Baby Boy. Negro Spiritual. Arranjo de Thomas Pauschert. Piano: Roberto Rossbach.
12. Noite Azul (Feliz Natal, 1949). Klécius Caldas e Armando Cavalcanti. Arranjo de Cyro Pereira. Piano: Roberto Rossbach.
13. Vinde vê-lo (Que milícia portentosa…). Canção polonesa do século XVI e tradutor desconhecido.
14. Stille Nacht, heilige Nacht. Música de Franz Gruber (1787-1863) e texto de Joseph Mohr (1792-1848). Arranjo de Jürgen Knuth.