A sexta-feira (17/11/23) está sendo muito difícil para comerciantes e moradores que perderam seus bens pelas cheias em várias cidades do Vale do Itajaí. Os vídeos se espalham rapidamente pelos aplicativos de mensagens e mostram a perda de quem estava com o estoque pronto para as vendas de Natal.
Estou me referindo neste último caso a Trombudo Central (SC), no Alto Vale, onde o nível do Trombudo aumentou rapidamente e surpreendeu a todos. Na medição das 16h30, chegou a 8,61 metros e a prefeitura alertou que continuava subindo.
Alguns comerciantes levantaram o que podiam não contanto que passasse de meio metro. Mas infelizmente não só o nível, mas a correnteza causou grandes perdas. Nos vídeos é possível ver móveis e produtos sendo levados pela água.
O Hospital Trombudo Central informou que, devidas às condições climáticas, todas visitas aos pacientes internos foram suspensas até domingo (19). A orientação é que a população procure o Pronto Atendimento em caso de emergência, inclusive porque o quadro de funcionários está reduzido.
Três embarcações do Corpo de Bombeiros foram deslocadas até a cidade, além do helicóptero Arcanjo 03, para auxiliar nas ocorrências. Por volta das 11h32, a prefeita Geovana Gessner, fez uma live relatando a dificuldade que a população está passando no momento.
“A situação é muito difícil em Trombudo Central, está chegando mais água de Agrolândia e Braço de Trombudo. Quem tiver barco para auxiliar o Corpo de Bombeiros, por favor, venha nos ajudar. Eu sei que é difícil deixar os bens materiais, mas a gente está pensando em primeiro lugar em vidas. Abandonem as suas casas e procurem um lugar seguro”, pediu ela a comunidade.