Captação de água do Rio Itajaí-Açu na ETA I é suspensa temporariamente em Blumenau

Na manhã desta sexta-feira (17/11), apenas duas das quatro estações de tratamento de água estavam operando de maneira contínua.

Foto: SAMAE de Blumenau

Em resposta às recentes alterações no nível do Rio Itajaí-Açu em Blumenau, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) implementou modificações em seu sistema de abastecimento.

Devido ao aumento do nível do rio, a captação na Estação de Tratamento de Água I (ETA I) foi temporariamente suspensa na manhã desta sexta-feira (17/11/23), visando a proteção dos equipamentos. Para compensar, o fornecimento para os bairros usualmente atendidos pela ETA I está sendo efetuado pela ETA III.

Atualmente, apenas duas das quatro estações estão operando de maneira contínua. Enquanto a ETA II opera com 90% de sua capacidade total, enfrentando um índice de turbidez de 1.409 NTUs, a ETA IV está inativa, recebendo seu abastecimento através de caminhões-pipa provenientes da ETA II.

Henrique Carlini, diretor administrativo-financeiro do Samae, destacou a importância do uso consciente da água neste período. Ele assegurou que, apesar dos desafios impostos pela elevada turbidez, o tratamento de água continua ocorrendo de forma eficiente. Carlini também alertou sobre a possibilidade de intermitências no abastecimento, especialmente em áreas elevadas e locais sem reservatórios adequados, como residências sem caixa d’água e condomínios sem cisternas.

Canais de atendimento do SAMAE em Blumenau:

    • Manutenção: atendimento 24h pelo Tele 115 e (47) 99997-1621 (somente para mensagens).
    • Ouvidoria: atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O número do WhatsApp (47) 9997-6915 (mensagens) funciona das 8h às 22h.