Hospital adota pranchas de comunicação inclusiva para pacientes com diversas necessidades

O material gráfico contém uma variedade de símbolos, palavras e frases que abrangem uma ampla gama de situações em um ambiente hospitalar.

O Hospital Santa Isabel incorporou em seu atendimento as Pranchas de Comunicação Inclusiva. O material gráfico contém uma variedade de símbolos, palavras e frases que abrangem uma ampla gama de situações em um ambiente hospitalar, tornando a comunicação mais fácil e eficiente.

A iniciativa originou-se na Comissão de Inclusão Social da unidade. Os integrantes reconheceram a necessidade de formar uma comissão especializada dedicada a encontrar soluções para pacientes que enfrentam desafios de comunicação devido a deficiências visuais, auditivas, mentais, físicas ou para aqueles que falam línguas estrangeiras. Em função disso, as pranchas também foram disponibilizadas em cinco idiomas: português, inglês, francês, espanhol e alemão.

Assim, a Equipe Assistencial leva as pranchas até os pacientes para que eles indiquem suas necessidades, como beber, comer, andar, tomar banho, ouvir música, entre outras. A iniciativa permite que as pessoas se expressem de forma eficaz, independentemente de sua língua materna ou de suas necessidades específicas.

Sobre a Comissão de Inclusão Social

A Comissão de Inclusão Social do Hospital Santa Isabel foi estabelecida com o objetivo de eliminar barreiras no atendimento e na comunicação com pacientes, garantindo um ambiente de cuidado e humanização a todas as pessoas que buscam serviços de saúde. Sua missão é assegurar que todos tenham acesso equitativo aos serviços de saúde prestados pela unidade, independentemente de suas barreiras de comunicação.