Governo destinará recursos para promover atividade física na Atenção Primária de Saúde

A proposta é contratar de profissionais, adquirir materiais e promover melhorias nos ambientes das unidades de saúde.

A prática regular de atividade física desempenha um papel fundamental na prevenção de doenças, ajudando a manter um peso saudável e reduzindo o risco de condições crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares. Além disso, fortalece o sistema imunológico e contribui para uma melhor qualidade de vida.

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (7/11/23) o credenciamento de 17.222 unidades de atenção primária de saúde em todo o país, incluindo o Distrito Federal, para receber investimentos visando a implementação de ações voltadas para a prática de atividade física.

De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial da União, serão alocados R$ 66 milhões em 2023 e quase R$ 397 milhões em 2024 para essa iniciativa. Os recursos serão direcionados para a contratação de profissionais, aquisição de material de consumo e melhorias nos ambientes das unidades de saúde.

Cada estabelecimento de saúde receberá os valores conforme os critérios estabelecidos na solicitação de credenciamento. Essa medida integra um conjunto de políticas públicas destinadas a promover e incorporar a atividade física no Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, o Ministério da Saúde busca articular uma rede de apoio, com ações intersetoriais e intrassetoriais, garantindo maior acesso, acolhimento e cuidado à população.

No mês de agosto, foram abertas turmas de capacitação para gestores e profissionais da atenção primária à saúde, com foco na inclusão da atividade física nos instrumentos de planejamento e gestão do SUS. As vagas foram disponibilizadas na Universidade Aberta do SUS, na modalidade à distância autoinstrucional.

Adicionalmente, o Ministério da Saúde disponibiliza um Guia de Atividade Física para a População Brasileira, com recomendações para a prática de atividade física e a redução do comportamento sedentário em diferentes fases da vida, abrangendo desde o período escolar até a terceira idade, incluindo também orientações para gestantes e pessoas com deficiência.