Blumenau está em estado de alerta com a possibilidade da quinta enchente em menos de um mês. De acordo com a Secretaria da Defesa Civil do município, a projeção aponta que até 15h desta sexta-feira (3/11/23), o nível do Rio Itajaí-Açu pode chegar a 8,5 metros acima do normal.
Na medição das 10h, quando marcava 6,49 metros, tinha aumentado 33 centímetros em apenas uma hora. Caso a enchente ocorra, será a quinta em menos de um mês.
Desde quinta-feira (3), já foram registradas 44 ocorrências, sendo 31 deslizamentos, quatro quedas de árvores e dois alagamentos.
Choveu em média 60,8 milímetros nas últimas 12 horas (leitura das 9h45) no município, de acordo com o monitoramento online do AlertaBlu. O sistema aponta que os maiores acumulados ocorreram nas estações Coripós (74,8 mm); Ponte Adolfo Konder (74 mm); Nova Esperança (71,6 mm); Parque Ramiro Ruediger (66,8 mm); Vorstadt (65,2 mm); Glória (63,8 mm); Itoupavazinha (63,4 mm) e Velha Grande (60,8 mm).
O avanço de uma frente fria sobre Santa Catarina favorece a condição para a ocorrência de chuva persistente de intensidade moderada a forte. Em alguns momentos, ela deve ocorrer na forma de pancadas acompanhadas de trovoadas.
Há risco para chuva intensa em curto espaço de tempo. A partir do final da tarde, a frente fria começa a se afastar da região de Blumenau, reduzindo também a condição de chuva. No sábado (4) o tempo deve ficar estável com a chegada de uma massa de ar seco e frio.