Apesar das águas terem baixado em Blumenau e a cidade sair da cota de enchente, ainda há três abrigos ativados deste domingo (15/10/23). Na medição das 11h, o nível do Rio Itajaí-Açu estava com 6,70 metros, 5 centímetros a menos que na hora anterior.
Os locais abrigam 60 pessoas, que ainda enfrentam as dificuldades após suas casas terem sido invadidas pelas águas. Além de perderem os móveis, o cheiro forte da água e a sujeira são empecilhos nesse momento.
Na Igreja Evangélica Livre (E9), há 33 adultos, 4 adolescentes, 7 crianças, 4 cachorros e
2 gatos. A unidade é quase sempre a primeira a abrir e fica localizada na Rua Cidade de Salvador, nº 89, no bairro Itoupava Norte.
Já a Igreja Luterana no bairro Velha, localizada na esquina das ruas João Pessoa e Bruno Hering, há 13 pessoas. São 9 adultos, dois adolescentes, duas crianças e um cachorro.
No Grupo Escoteiro Leões de Blumenau (S1) há apenas dois adultos e uma criança. A unidade fica localizada no final da Rua Pastor Osvaldo Hesse, no bairro Ribeirão Fresco.
A partir do momento em que essas pessoas saírem de alguns locais, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMUDES) deve realocá-los. As vítimas são atendidas por voluntários destes locais.