Por aglomerar um grande número de pessoas, a segurança da Oktoberfest Blumenau, o sistema de segurança sempre teve uma atenção especial por parte da organização do evento.
A Polícia Civil conta um espaço ao lado do brinquedo “chapéu mexicano”, onde há uma central de atendimento pronta para registrar Boletins de Ocorrência e gerenciar o serviço de achados e perdidos. É o local certo, por exemplo, para procurar um celular ou outro material perdido.
Furto, roubo, perda de documentos, ameaças, calúnias, injúrias, discriminação, danos e outros incidentes podem ser reportados no espaço dentro do Parque Vila Germânica. Além disso, a população tem a opção de registrar ocorrências online pelo site delegaciavirtual.sc.gov.br, com a mesma validade dos boletins presenciais.
“Neste ano, os registros de boletins de ocorrência estão em baixa, o que demonstra a eficácia da atuação conjunta da Polícia Civil, Polícia Militar e da equipe de segurança do evento. No entanto, é sempre importante seguir as orientações básicas, como cuidar dos pertences pessoais e evitar excessos. Estamos à disposição para atendimento e registro de ocorrências”, destacou o delegado da Polícia Civil, Rodrigo Vicentini de Campos.
Além disso, desde o início da festa, os brigadistas somaram 18 atendimentos com necessidade de condução para fora do parque e outros quatro atendimentos entre casos de uso de entorpecentes, vias de fato, quedas da própria altura e agressão.
A segurança é reforçada com soluções com Inteligência Artificial para aumentar a proteção dos visitantes. São 220 câmeras espalhadas pelo Parque e tecnologia avançada, incluindo reconhecimento facial. Os seguranças privados atuam em conjunto com as forças policiais para identificar ocorrências e incidentes.
A 38ª Oktoberfest Blumenau continua até o dia 29 de outubro, e os ingressos podem ser adquiridos pelo site oficial do evento. A festa é promovida pela Prefeitura de Blumenau, por meio do Parque Vila Germânica, e tem a Spaten como cerveja oficial.