SAMAE pede uso consciente da água; consumo aumentou muito em Blumenau

"Nossos reservatórios não estão cheios e precisamos pensar também nas pessoas que foram atingidas e estão voltando para suas casas e realizando a limpeza", alerta o responsável pela autarquia.

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) divulgou nesta terça-feira (10/10/23), as últimas medições de turbidez das Estações de Tratamento de Água (ETAs) da cidade. A ETA II apresentou 663 NTUs, a ETA III com 4 NTUs, e a ETA IV marcou 37 NTUs.

A ETA I, por sua vez, tem seu abastecimento mantido através da ETA III, em um esforço para proteger a bomba de captação contra a forte correnteza e o crescente nível do rio. Henrique Carlini, diretor administrativo-financeiro do Samae, faz um apelo: “Reforçamos a orientação para que as pessoas não desperdicem água! Nossos reservatórios não estão cheios e precisamos pensar também nas pessoas que foram atingidas e estão voltando para suas casas”.

Além disso, a coleta de resíduos na cidade continua conforme o cronograma estabelecido. Em áreas sensíveis ao aumento do nível do Rio Itajaí-Açu, contêineres foram realocados, sendo devolvidos quando as condições permitirem. A população é instruída a descartar resíduos somente no dia de coleta em sua rua para evitar problemas relacionados à chuva.

Quanto ao atendimento, a recomendação é utilizar os canais online. Os principais números são 115 e Central Telefônica (47) 3331-8400. Também estão disponíveis os números de WhatsApp da Ouvidoria (47) 99997-6915 e Tele 115 (47) 99997-1621, além do e-mail ouvidoria@samae.com.br.