Prefeitura Blumenau projeta 10 m no nível do Rio Itajaí-Açú neste sábado (7/10)

O acumulado médio de chuvas nas últimas 24 horas, é de 56,76 mm na cidade

Foto: Soni Robinson Witte | @soni8088 [OBlumenauense]

A última medição do Rio Itajaí-Açu, feita às 17h, mostra que o nível está em 7,70 metros, um aumento de 42 centímetros na última hora. A projeção da Defesa Civil de Blumenau, divulgada às 17h10, mostra que o rio deve chegar a 10 metros às 22h – uma nova projeção será divulgada a cada duas horas.

O acumulado médio de chuvas nas últimas 24 horas, é de 56,76 mm na cidade. As duas regiões com maior índice são Nova Rússia, com 79,4 mm, e Tatutiba, com 74,6 mm.

Ocorrências

Desde o dia 4 de outubro, a Defesa Civil já atendeu 212 ocorrências, sendo 117 de deslizamento, 73 análises de risco, 11 quedas de árvore, oito alagamentos e três destelhamentos.

As principais ocorrências registradas são um deslizamento de terra na Rua Emílio Tallmann, na altura do número 1.045, que segue bloqueando meia pista, e outro na Rua Hermann Kratz, na Velha Grande, que já foi liberado. Outros trechos liberados são nas ruas Hermann Baehr, no Progresso, e Otto Schuhardt, na Fortaleza.

A equipe da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana atua também para desobstruir uma tubulação na Rua Heinrich Hosang, no bairro Victor Konder, onde há um alagamento. A equipe busca no momento um equipamento maior para tentar descobrir o local exato da obstrução, para escoar a água na região.

Abrigos

Temos 32 pessoas desalojadas (em casa de amigos ou parentes) e 65 em abrigos. No momento, estamos com dois abrigos abertos. O primeiro é o da Igreja Evangélica Livre, na Rua Cidade de Salvador, 89, na Itoupava Norte, onde estão todos 56 desabrigados até o momento – são 43 adultos, cinco adolescentes e oito crianças, além de três gatos e dois cachorros. O abrigo da Paróquia Luterana da Velha, na Rua João Pessoa, 1.563, está com nove pessoas, sendo cinco adultos e quatro crianças.

Em caso de ocorrências, acione a Defesa Civil no telefone 199.