Assim como outras cidades brasileiras, Blumenau também enfrenta um desafio do uso indevido dos assentos preferenciais no transporte coletivo. Mesmo com legislações claras em vigor, como a Lei Federal 10.048/2000 e o Estatuto da Pessoa Idosa, que estipulam direitos de pessoas com deficiência, idosos, gestantes, lactantes, entre outros, a ocupação inadequada desses assentos é vista com frequência.
Com o objetivo de promover o respeito mútuo entre os passageiros, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Blumenau lançou a campanha: “Você tem certeza que vai sentar aqui?”. Inspirada na bem-sucedida iniciativa de conscientização sobre o uso adequado das vagas preferenciais de estacionamento na cidade, a nova ação é voltada aos passageiros do transporte coletivo.
E média, 20% dos assentos dos ônibus que circulam na cidade são destinados aos grupos prioritários. Isso representa cerca de sete bancos preferenciais nos veículos maiores e quatro nos micro-ônibus. Adesivos serão afixados ao lado destes assentos nos ônibus com a frase da campanha, servindo como lembrete visual e imediato para os usuários.
A iniciativa faz parte das boas práticas promovidas pelo Grupo de Benchmarking QualiÔnibus/WRI Brasil, que tem o objetivo de melhorar a experiência dos usuários do transporte coletivo, garantindo que os direitos de todos sejam respeitados e promovendo uma viagem mais harmoniosa para todos.