A visita do prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, à empresa do grupo Ari Armaturen, na Alemanha, ainda não trouxe resultados concretos. A reunião com os empresários aconteceu na manhã desta sexta-feira (15/09/23) na cidade de Schloß Holte-Stukenbrock, no norte do país. A indústria é especializada na produção de registros e válvulas de alta tecnologia e precisão.
O grupo adquiriu a empresa Bermo, de Blumenau, e segundo Hildebrandt, estava estudando a possibilidade de deixar a cidade para expandir seus negócios. “O encontro foi fundamental para que pudéssemos apresentar os benefícios de permanecer em nosso município e estreitar a relação com os empresários. A decisão final sobre o futuro da empresa deve ser tomada no mês de outubro, e estamos bastante confiantes”, destaca o prefeito.
No período da tarde, Hildebrandt segue para Munique, no sul da Alemanha, a 580 quilômetros de distância, onde participará da abertura da Oktoberfest. A festa inicia ao meio-dia (horário local) deste sábado (16), com a presença do prefeito e de Marcelo Greuel (Secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica) no palco principal, representando Blumenau.
Na manhã de domingo (17), ambos devem participar do desfile da festa. É importante a presença de autoridades do município na maior festa alemã do mundo, que é também realizada em outros países. Por isso, os organizadores em Munique, onde tudo começou há 200 anos, estão começando a zelar pela imagem da festa. Afinal, o que realmente é uma Oktoberfest? Eles estão certos.
A grande pergunta:
Enquanto Mário Hildebrandt aproveitou sua estadia na Alemanha para defender os empregos e impostos gerados pela presença do grupo em Blumenau, surge a grande dúvida: por que as empresas estão saindo da cidade? A editora TodoLivro, originária da Livraria Alemã e mantida durante décadas pela família König, mudou-se para Gaspar. Um grande galpão foi construído às margens da rodovia Jorge Lacerda. A Altona também anunciou que se mudaria para a cidade vizinha.
Porque a capital do Vale do Itajaí, que concentra a maior população, tem a melhor estrutura (saúde, ensino e habitação), está ficando desinteressante. Algo importante para a equipe da gestão de Mário Hildebrandt trabalhar. Certamente irão responder que já estão preocupados com isso, o que nem sempre encontra a mesma resposta do mercado.