Na sexta-feira (25/08/23), a Vigilância Epidemiológica (Vigep) municipal emitiu uma nota alertando sobre o aumento de notificações de casos de meningite em Blumenau. Mas a informação só foi divulgada pela prefeitura na manhã deste sábado (26).
O secretário de Promoção da Saúde, Marcelo Lanzarin, diz que os profissionais das unidades de saúde estarão atentos para atender e identificar os casos suspeitos. O médico esclareceu que a doença é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal.
“Os principais sintomas são: febre, cefaleia, náuseas, vômitos, rigidez na nuca, dor muscular e dificuldade respiratória. Nas crianças pode-se perceber irritabilidade e apatia e recusa alimentar. Vale lembrar que, em caso de sintomas, procure pela sua unidade de saúde de referência”, acrescenta o secretário de Promoção da Saúde. A meningite pode ser causada por vírus, fungos e outros agentes ou processos infecciosos.
A Semus aproveita para ratificar que os locais em que os casos foram notificados, receberam um comunicado oficial da existência da doença e foram orientados com medidas de prevenção e controle. A secretaria recomenda que a população mantenha a sua caderneta de vacinação em dia.
Formas de prevenção
- Mantenha os ambientes ventilados;
- Lave as mãos com água e sabão frequentemente;
- Mantenha uma higiene rigorosa nos utensílios do dia a dia.
Fonte: Prefeitura de Blumenau