Zoológico promove evento de conscientização sobre os primatas

Atividades práticas serão realizadas no Vale do Itajaí em setembro nos feriados de aniversário de Blumenau e da Independência do Brasil.

Foto: Bioparque Zoo Pomerode

Segundo a Sociedade Brasileira de Primatologia, o país possui o maior número de primatas registrados no mundo com 140 espécies e subespécies, das quais cerca de 40% estão ameaçadas de extinção. Para levar ainda mais conscientização sobre a importância desses mamíferos e marcar o Dia Mundial dos Primatas (1/09/23), será realizada uma atividade prática no Bioparque Zoo Pomerode nos feriados de aniversário de Blumenau (2) e da Independência do Brasil (7).

Em um espaço instalado no local, a equipe do bioparque irá expor materiais e realizar atividades práticas explicando o trabalho que envolve a conservação, uma área de ocorrência e a importância desses animais para o meio-ambiente. O público também irá conhecer características e curiosidades dos primatas que integram os programas de conservação no local como mico-leão-preto, mico-leão-dourado, mico-leão-de-cara-dourada e o macaco-aranha-de-testa-branca, todos ameaçados de extinção. Além deles, também estará na apresentação o simpático sagui-imperador e conhecido bugio-ruivo.

“Temos que garantir o cuidado, a conservação e levar mais conscientização sobre essas espécies. Esse é um dever de todos os cidadãos: zelar, preservar e cuidar da natureza para garantirmos um mundo melhor”, afirma Geórgia Backes, bióloga e educadora ambiental.

Programas de conservação

O Bioparque Zoo Pomerode abriga 900 animais de 230 espécies diferentes, dos quais 77% deles foram resgatados de situações de risco. A unidade é referência nacional no acolhimento e tratamento de animais selvagens que sofreram ferimentos fora de cativeiro e precisaram passar por atendimento especializado.

É uma bela história que chegou aos 91 anos. O bioparque participa de programas de conservação nacionais e internacionais, com ações de abrigo, manejo genético, educação ambiental, atividades socioculturais e de conscientização.

Quem passeia pelo espaço encontra animais como o leão-angolano, o tamanduá-bandeira, papagaio-charão, jacucaca e a ararajuba, considerados vulneráveis; o cardeal-amarelo, o papagaio-de-peito-roxo e a jacutinga, apontados como ameaçados; e até a onça-pintada e o lobo-guará.

O visitante também pode conferir de perto o habitat e a rotina dos leões, da onça-pintada, da girafa, do tigre, das zebras, dos pinguins, hipopótamos, diversas serpentes, o recinto que permite ficar perto dos pássaros, entre outros. O bioparque mantém apresentações didáticas diárias e oferece a experiência de conhecer 12 animatronics, todos réplicas de dinossauros.

Programação Especial Dia Mundial dos Primatas
Datas: dias 2 (sábado) e 7 (quinta-feira) de setembro
Local: Bioparque Zoo Pomerode

Foto: Bioparque Zoo Pomerode
Foto: Bioparque Zoo Pomerode
Foto: Bioparque Zoo Pomerode
Foto: Bioparque Zoo Pomerode
Foto: Bioparque Zoo Pomerode

 

Confira a entrevista da Banda Cavalinho que comemora os 50 anos: