Empresa de Blumenau cresce 130%, reposiciona a marca e investe em centro de distribuição

Em 2023, a indústria que atua no segmento de iluminação comemora 45 anos, com presença consolidada no Brasil e em mais de 10 países na América Latina.

Foto: divulgação

A Blumenau Iluminação tem testemunhado um impressionante crescimento nos últimos cinco anos. Com um aumento de 130% no faturamento e incremento de aproximadamente 70% no número de funcionários, a empresa está reforçando seu posicionamento no mercado brasileiro e internacional.

No contexto do promissor crescimento do mercado de iluminação no Brasil, projetado para aumentar mais de 50% até 2025, a empresa está celebrando seu 45º aniversário com um reposicionamento de marca. Além da redefinição de práticas, inovações na identidade visual e nos materiais de comunicação, está sendo investido R$ 12,6 milhões na aquisição de um novo centro de distribuição.

O presidente da empresa, Renato Medeiros, enfatiza a ambição por trás desse reposicionamento: “Nosso objetivo é direcionar as decisões estratégicas para os próximos anos, fortalecer os laços com nossos colaboradores e clientes e consolidar nossa posição de destaque em iluminação no Brasil.”

Com o novo centro de distribuição, arrematado em um leilão no mês de agosto, a Blumenau Iluminação ganha mais 11 mil m² de área construída. Medeiros revela que esse espaço receberá investimentos de pelo menos R$ 5 milhões para reformas e adaptações necessárias, com previsão de conclusão em até sete meses.

Pesquisas apontam que o crescimento do mercado de iluminação foi estimulado pela pandemia de Covid-19 com o aumento do trabalho em home office. No período as pessoas aproveitaram para realizar reformas residenciais e decorar esses espaços, um segmento que cresceu 57% nos últimos três anos.

A marca está presente em todo o Brasil e mais de 10 países na América Latina oferecendo mais de 1.500 itens em seu portfólio. Já são mais de 10 mil pontos de vendas, envolvendo uma equipe de 250 colaboradores diretos e cerca de 130 representantes distribuídos pelo país.

Desde o ano passado, a Blumenau Iluminação apostou no reposicionamento de marca, um processo liderado pela supervisora de marketing, Mayara Silva. O slogan “Se tem luz, tem gente”, foca na essência da empresa e sua conexão com as pessoas em todos os lugares.