Atleta de Blumenau é campeã brasileira sub18 de heptatlo

A jovem de 17 anos foi medalhista de ouro na competição que aconteceu em Sergipe.

Foto: redes sociais do técnico Pedro Honório Nascimento

Entre os dias 11 e 13 de agosto, aconteceu o Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-18 na pista da Universidade Tiradentes, em Aracaju (SE). A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e teve a participação de 640 jovens atletas de 134 clubes e associações de 22 estados, se destacando como um dos maiores da categoria no Brasil.

Entre as atletas catarinenses havia uma de Blumenau, que representou muito bem a força feminina do esporte na cidade. Thaynara Alves, de 17 anos, voltou com uma medalha de ouro, conquistada na prova de heptatlo, que requer muita resistência e treino. Ela tem o suporte do técnico Pedro Honório Nascimento.

O heptatlo é composto por sete (por isso hepta) provas combinadas: corrida de 100m com barreira, lançamento de peso, lançamento de dardo, salto em altura, salto em distância, corrida de 20m, corrida de 80m. Nos Jogos Olímpicos, é uma modalidade exclusivamente feminina.

Thaynara integra a equipe de atletismo na Associação Atletismo de Blumenau (AABLU) e teve o seu talento esportivo lapidado em um polo do programa de Iniciação Esportiva mantido pelo poder público municipal.

Para poder se dedicar ao esporte com mais tranquilidade, conta com o programa Bolsa Desportista da Secretaria Municipal de Esporte (SME). Além dela, outros 25 atletas e três técnicos da modalidade esportiva do atletismo são beneficiários do auxílio financeiro.

Foto: Marcelo Martins

Na sexta-feira (18/08/23), a atleta e o técnico foram recebidos pelo prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, acompanhado do secretário Municipal do Esporte Egídio Beckhauser. Se para os treinos e manter a atleta ela conta com o apoio do município, viajar até Aracaju (SE) não foi tão simples assim, porque precisou de colaborações.

Gostaria de agradecer de coração os R$ 901,17 doados por pessoas que acreditam no nosso trabalho. Sem vocês não conseguiríamos chegar até aqui e ao meu grande amigo Danilo Marques e Operação Turismo (empresa de viagens) que nos atendeu e emitiu nossos bilhetes, amenizando nossos custos! Os bilhetes aéreos de Navegantes para Aracaju totalizaram um valor de R$ 4.700,63 reais que foram completados pelo avô da Thaynara e por mim”, escreveu o técnico em suas redes sociais.

Segundo Pedro, a vitória tornou Thaynara uma forte candidata para fazer parte da seleção brasileira no Ibero Americano de Atletismo Sub 18, que será realizado de 15 a 17 de setembro no Estádio La Videna, em Lima, capital do Peru. Mas infelizmente o nome dela não estava na lista dos 20 atletas convocados divulgada na quinta-feira (17) pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Mas certamente ainda brilhará muito se seguir adiante na carreira do esporte.

Confira o momento em que recebe a medalha: