Fotos: Luciano Bernz
Na noite desta segunda-feira (8), aconteceu o tradicional Concerto de Natal do Centro Cultural 25 de Julho. O local é berço de grupos conhecidos como os Velhos Camaradas, tão famosos na Oktoberfest. Lá também surgiu o grupo de Gaitinhas de Boca, além do já conhecido trabalho do Coro Misto do Centro Cultural 25 de Julho. Foi um momento de muita confraternização entre os diversos grupos culturais, envolvendo música, dança, teatro e com direito ao bom velhinho.
O primeiro grupo a se apresentar, foi o de danças “Die Tanzelmusi”, com as músicas “Macht hoch die Tür” e “Der Heiland ist Geboren”. Em seguida, a “Original Blumenauer Schuhplattler”, interpretando “Ambossweihnachtsplattler” e “Atzinger Marsch”.
O ex-presidente do Centro Cultural 25 de Julho Rolf Haas e as duas filhas do tenor interpretaram as músicas “Weiss Du wieviel Sternlein stehen” e uma Canção Folclórica. Depois o aclamado grupo de dança folclórica “Blumenauer Volkstanzgruppe”dançou “Böhmerwaldlandler: Tampet”.
O coro masculino Liederkranz, de onde surgiu “Os Velhos Camaradas”, cantou “Auf, ihr Von Dem Schlaf” e “Zu Bethlehem Geboren”, sob regência de José Carlos Oechsler. A terceira idade mostrou a vitalidade através do grupo de Dança Senior, dançando a “Opereta Misturada” e a “Polka de Ana”.
Quem esteve no evento, também pode apreciar uma peça de teatro interpretada em alemão. “Das positive Denken” (Pensamento positivo), arrancou risadas do público, que ainda conhece bem o idioma dos primeiros colonizadores de Blumenau. Em seguida foi a vez de D’gmüatlichen Blumenauer” apresentar “Weihnachts-Rheinländer”.
A criançada gostou da parte em que entrou o Papai e Mamãe Noel, que antes de entregar os doces para as crianças, deixou uma bela mensagem. Para finalizar, a decoração sobre as mesas teve as velas acesas e o coro misto interpretou “Que Infante é este?” e “Kleine Weihnachtsfantasie”. A regência ficou por conta de Juliana Leticia Furlani.
Vale destacar a presença da Sra. Alda Niemayer, que mesmo se locomovendo com dificuldade, está presente como mestre de cerimônias, ao lado do vice-presidente do CC 25 de Julho, Dieter Berner. Ela que já recebeu várias homenagens por sua atuação como radioamadora e fundo o grupo de teatro no clube. No final do evento, foi oferecido um jantar, com doces e salgados oferecidos pelos participantes de cada grupo.