Programa em SC quer prevenir assédio sexual no Executivo Estadual

Pesquisa realizada em 2022 pela Controladoria-Geral do Estado, revelou que há condições para levar a esse tipo de crime nessas repartições públicas.

Foto: Ricardo Wolffenbüttel (SECOM/SC)

O Governo de Santa Catarina informou em seu site que irá lançar nesta terça-feira (8/08/23) um Programa de Prevenção ao Assédio Sexual no Ambiente de Trabalho. O evento será aberto aos servidores e acontecerá no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis.

A iniciativa é uma medida para evitar a ocorrência de casos de assédio sexual no Executivo Estadual. A Controladoria-Geral do Estado fez uma pesquisa em 2022, em que teria identificado situações com risco a esse tipo de crime nas repartições públicas estaduais.

“A CGE fez esse mapeamento no ano passado e agora estamos agindo de forma preventiva em conjunto com vários órgãos para reduzir os riscos com um programa que tem o objetivo de conscientizar e orientar o servidor. Cartilhas, vídeos, site e outros materiais serão veiculados com esse propósito”, explica Marcio Cassol, controlador-geral do Estado.

A programação do evento de lançamento inicia às 13h30 e contará com palestras e debates entre especialistas do próprio governo neste tema. Coordenado pela CGE, o Programa tem apoio da Secretaria de Administração, da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, da Polícia Civil e da Secretaria de Comunicação.

PROGRAMAÇÃO
13h30 – Abertura
14h – Palestrante Psicóloga Rafaela Trevisan “Precisamos falar sobre assédio sexual”
15h – Palestrante Psicólogo Daniel Fauth W. Martins “Prevenindo o assédio sexual nas instituições”
16h15 – Palestrante Delegada Eliane Chaves “Crimes sexuais no ambiente de trabalho: reconhecer e combater”
17h – Palestrante Delegado Gustavo Kremer
“Papo de Homem” com participação especial do presidente da Fesporte, Paulo André Jukoski da Silva, o Paulão do Vôlei
17h45 – Encerramento