Os fãs, amigos e familiares de Ivanor Machado, de 63 anos, foram surpreendidos nesta sexta-feira (4/08/23) com a notícia de sua morte. Ele ficou conhecido como vocalista da banda Garotos de Ouro, que animou muitos eventos com a sua música regionalista gaúcha. Entre os grandes sucessos, estão as músicas “Não Chora China Veia”, “Surungo do Fandango” e “Vuco Vuco”.
A informação foi divulgada pelas redes sociais do grupo fundado em Cruz Alta (RS) por ele e o irmão Airton Machado, que morreu há três anos em um acidente de trânsito. Ivanor se afastou dos palcos após sofrer um AVC (acidente vascular cerebral) em 2018. No final de julho de 2023, ele foi internado em um hospital de São José (SC), onde veio a falecer.
“Nosso Garoto de Ouro, nosso Rei da Vaneira! Viveu, brilhou e encantou a todos por onde passou! hoje partiu pra junto do nosso pai celestial, pra junto da dona Cristina e seu Amadeu, pra junto de seus irmãos Airton e Amilton, encerrou-se seu tempo aqui conosco, mas continuará brilhando por toda eternidade!”, publicou a banda em suas redes sociais.
O velório acontece até às 15h no Centro de Atenção a Terceira Idade (CATI), localizado na Avenida Acioni Souza Filho (Beira Mar), no bairro Praia Comprida, em São José (SC).
A prefeitura de Cruz Alta (RS) emitiu uma nota homenageando o filho da terra:
“Prestamos nossas condolências à família, aos amigos e aos fãs do talentoso cantor Ivonir Machado, que nos deixou no dia de hoje, 04 de agosto. Com profunda tristeza, nos despedimos de uma voz única, cujas canções tocaram nossos corações e celebraram a cultura gaúcha por tantos anos. A Administração Municipal lamenta a morte do artista e decreta luto oficial. Ivonir Machado nasceu em Cruz Alta, em 15 de maio de 1960, descendente de italianos, herdou da mãe gaiteira (e também costureira) e do pai gaiteiro (e jóquei) o gosto pela música. Iniciou carreira como ritmista em CTGs e concursos estudantis. Junto com o irmão Airton Machado, criou o grupo musical Garotos de Ouro. Em sua carreira vendeu mais de um milhão e quinhentos mil discos, sendo conhecido como “A Voz de Ouro”. No dia 13 de janeiro de 2018, Ivonir Machado sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) Isquêmico, em Florianópolis onde atualmente residia.”