Abriram nesta sexta-feira (28/07/23), as inscrições para nova turma do curso de licenciatura em Língua Alemã (Letras Alemão) na Universidade Regional de Blumenau (FURB). Não é necessário ter conhecimento prévio do idioma e as 50 vagas disponíveis serão divididas em aulas presenciais de segunda à sexta-feira, e a distância aos sábados.
Trata-se de uma bolsa integral financiada pelo Governo de Santa Catarina, via Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES). As inscrições (clique aqui) ficam abertas até o dia 20 de agosto.
A proposta surgiu por uma demanda encaminhada pelos Consulados da Alemanha e da Áustria, ambos estabelecidos em Blumenau, com o apoio do Núcleo de Língua Alemã da Acib, e teve como base a necessidade de professores habilitados nas áreas específicas da rede estadual de ensino. A oferta foi possível graças à parceria das Secretarias Estaduais de Educação (SED) e da Articulação Internacional (SAI) de Santa Catarina.
Os interessados em participar do processo seletivo, têm que residir há pelo menos dois anos em Santa Catarina, além de ter o ensino médio em escola pública ou particular, com bolsa integral. Diferente dos demais cursos FUMDES em andamento, esse não terá a bolsa auxílio,
A aula inaugural já tem data marcada: 14 de agosto. O projeto piloto tem o objetivo de ampliar o ensino do idioma alemão e fomentar tecnologias e investimentos para o Estado. O edital para credenciamento das instituições interessadas em ofertar a licenciatura ocorreu em junho, no Consulado Geral da Alemanha em Blumenau.
“A FURB hoje tem convênios com diversas universidades estrangeiras que tem como idioma oficial o alemão e isso pode facilitar também nas questões de intercâmbio. A formação de profissionais que falem o idioma alemão, não apenas como agentes multiplicadores e formadores, como os professores em sala de aula, mas também para a formação de outros profissionais, principalmente nas áreas de tecnologia e inovação que tenham o interesse em aprender o idioma, já que muitas empresas usam o alemão como língua oficial no ambiente de trabalho”, sinaliza a Cônsul Honorária da Alemanha, Susanne Klemz Adam.
Ela lembra que a ação vai replicar também em outros municípios da região, como Pomerode, que já tem em sala de aula o ensino nesse modelo. Além disso, pode incentivar com que adultos que trabalhem em empresas alemãs aperfeiçoem o seu conhecimento com um segundo idioma.
A iniciativa vai refletir também nos cursos livres oferecidos em Escolas de Idiomas de Blumenau, principalmente as que integram o núcleo da Associação Empresarial de Blumenau (ACIB), coordenado atualmente pela consulesa. Susanne destacou os esforços conjuntos com o Cônsul Honorário da Áustria, Mauro Kirsten, parceiro nessa proposta.