Segundo dados da Secretaria de Estado do Turismo (Santur) mais de 1,3 milhão de turistas desembarcaram em Santa Catarina entre janeiro e março de 2023. O Estado é conhecido pela força turística por diversos motivos e uma infinidade de atrativos. E deve se tornar ainda maior. Com o intuito de fomentar o setor e trazer ainda mais turistas ao longo de todo o ano, novos projetos estão chegando.
A Rockset, de Itajaí (SC), que está há quase dez no mercado audiovisual, já fez grandes produções e parcerias (inclusive internacionais), quer construir um complexo cinematográfico em Santa Catarina. Quem sabe tornar a região um polo nesse setor com mais produções e melhorando a qualificação profissional.
“Com esse projeto vamos mobilizar a região de diversas formas. Temos dados de que 67% dos gastos com produção cinematográfica são direcionados a outros setores, como gastronomia, hotelaria, transporte e serviços jurídicos e financeiros. Ou seja, mais movimentação econômica, crescimento e geração de empregos para Santa Catarina”, explica Luiz Razia, sócio-diretor da Rockset.
A novidade foi apresentada durante o lançamento do curta-metragem “Código Pirata”. A produção é o resultado das primeiras turmas da Oficina Rockset, outro projeto lançado pela empresa que busca qualificar a mão de obra e segue paralelo ao complexo. Estão previstos mais de 21 mil m² de área construída e aproximadamente 7 mil m² de estacionamento.
O complexo, que ficará no Vale do Itajaí, contará com a sede da produtora Rockset, salas de cinemas, anfiteatro, museu do cinema, restaurantes temáticos e cafés, e lojas. “Temos um Estado completo para grandes produções. Em um raio de 200 quilômetros de Itajaí os mais perfeitos cenários, que se misturam entre praias, dunas deserto, montanhas e cânions, metrópole e estradas. Com isso, o crescimento das empresas do setor e a profissionalização conseguiremos trazer para cá ainda mais projetos de renome que podem ir para salas de cinema e plataformas de streaming”, comenta Rodrigo Barbosa, sócio-diretor da Rockset.
Para Evandro Neiva, Secretário de Turismo de Santa Catarina, o projeto da Rockset já vem maduro e ao encontro com o que o Governo do Estado busca. “SC tem muito a explorar pelo audiovisual. Já tínhamos pensando em como divulgar o turismo além da praia e do mar, que são um tanto conhecidos. E essa ideia vem para somar e já é algo que acontece em outros locais do mundo, fora dos Estados Unidos que é o grande polo. Vemos África do Sul, Ásia e outros países se desenvolvendo nesse setor porque é mais barato produzir em outros locais além do solo americano”, destaca.
O Itaú Cultural trouxe em uma pesquisa dados que revelam que o PIB (Produto Interno Bruto) da economia da cultura e indústrias criativas corresponde 3,11% do total, ultrapassando até mesmo a indústria automobilística, que conta com 2,5%. “Com os novos projetos queremos fomentar o setor no nosso Estado e instigar mais empresas que trarão força de mercado e oferecer a capacitação profissional. Além, é claro da film commission para suporte nacional e internacional. O complexo contará com uma infraestrutura completa para produções, equipamentos, o apoio de mão de obra técnica qualificada, suporte técnico, logístico e legal”, explica Razia.
Agora, os sócios da Rockset têm pela frente alguns processos que estão em desenvolvimento e precisam ser bem elaborados para que o projeto siga novos rumos. “Estamos numa fase da implementação da governança corporativa para que a Rockset fique mais robusta em termos empresariais. Em seguida daremos o engate no plano de negócio desse complexo, que será apresentado ao poder público e outros empresários, inclusive nos Estados Unidos. Nessa fase, que ainda levará um certo tempo, traremos os dados completos, estudos e também o impacto desse projeto em Santa Catarina”, complementa Barbosa.
Novas produções em breve
Além do recém-lançado curta-metragem Código Pirata, produzido em Itajaí e Balneário Camboriú, a Rockset lançará dois longas-metragens. Os novos projetos são Honra de Cowboy”, com Sidney Santiago, Paloma Bernardi e Nina Baiocchi; e “Futuro do Passado”, que terá no elenco Fabio Rabello, Milena Martines, Oscar Magrini, Danielle Winitts, Jarbas Homem de Mello, João Guilherme e Karin Hills.
Atualmente a Rockset conta com uma equipe com mais de 50 profissionais diretos, além de outros indiretos que são contratados mensalmente para grandes projetos. E toda essa movimentação gera à empresa catarinense um faturamento médio anual de R$ 6 milhões. Para o fim de 2023 a previsão é alcançar a casa dos R$ 8 milhões.