Muitos moradores têm entrado em contato com OBlumenauense na busca da resposta: quando volta a energia na minha rua? Os ventos fortes em decorrência da passagem do ciclone extratropical foram os principais responsáveis pela queda no abastecimento de eletricidade.
Segundo informações da Celesc, às 11h deste sábado (15/0/23), 275 Unidades Consumidoras (UCs) permaneciam desenergizadas e há 337 chamados para inspeção de campo, o que pode representar até 4.300 mil outros consumidores ainda sem luz. Há 26 equipes de campo mobilizadas para restabelecer o sistema elétrico.
Equipes estavam se deslocando para dar uma atenção especial aos bairros Velha Grande e Vila Itoupava, onde há moradores sem luz há três dias. Além de perderem alimentos por falta de refrigeração, há os casos de acamados que precisam de equipamentos que só funcionam com energia elétrica.
De acordo com o gerente da Agência Regional de Blumenau (ARBLU) da Celesc, João Marcos Ribeiro, os trabalhos seguirão ininterruptamente até que todas as UCs tenham o fornecimento restabelecido. No momento mais crítico do sistema, por volta das 19h desta quinta-feira (31), 74 mil residências estavam sem energia elétrica em toda região.
A ARBLU atende a 374 mil UCs localizadas nos municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Blumenau, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Luiz Alves, Massaranduba, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.
Ribeiro destaca a importância de registrar os problemas de falta de energia através do 0800 048 0196, de forma online ou pelo aplicativo da Celesc (Android e iOS), que pode ser baixado gratuitamente.
Às 15h desta sexta-feira (14), a região de Blumenau estava com 41 equipes espalhadas e havia 644 chamados para inspeção de campo, o que poderia representar até 16 mil outros consumidores sem luz.