Muitas gerações de gasparenses já descansaram na sombra da enorme figueira que durante 89 anos estava na Praça da Prefeitura de Gaspar (SC). Por volta das 1h15 desta quinta-feira (13/07/23), ela não resistiu à força do vento em função do ciclone extratropical que está causando muitos estragos no sul do Brasil.
A área foi isolada, e segundo a prefeitura, a queda não afetou o trânsito, não feriu ninguém e nem oferece riscos. A Superintendência de Meio Ambiente já iniciou os trabalhos para elaborar um laudo e identificar material genético que possa ser utilizado para o plantio de uma nova árvore no futuro.
Esse processo está sob os cuidados de técnicos especializados, que visam preservar a história e a importância ambiental da figueira. Plantada durante a emancipação político-administrativa de Gaspar, em 18 de março de 1934, a figueira completaria 90 anos no ano que vem.
Em 2019, a Prefeitura de Gaspar realizou um tratamento especial de revitalização, incluindo a descompactação do solo, adubação, correção e novo paisagismo na praça onde ela estava localizada.
O prefeito Kleber Wan-Dall, pede para que a comunidade se atente aos comunicados da Defesa Civil. “A queda da Figueira é muito triste. Graças a Deus não tivemos feridos. Mas, é preciso que a nossa população fique atento as informações da Defesa Civil e fique em segurança por conta dos ventos”, comenta o prefeito.
Alerta Defesa Civil
A Superintendência de Defesa Civil alerta a comunidade que fique atenta. Nas próximas horas o vento deve ser ainda mais forte, com rajadas de vento de até 70 km/h.