As chuvas e os ventos fortes causaram uma série de problemas no município de Trombudo Central (SC), no Alto Vale do Itajaí. Entre às 19h de quarta-feira (12/07/23) e 7h de quinta-feira (13), o Corpo de Bombeiros Militar atendeu várias ocorrências, entre cortes de árvores, pontos de alagamento, destelhamento de residências e auxílio à Defesa Civil do município.
A primeira foi por volta das 19h, na SC-112, no Centro da cidade, próximo ao Clube de Idosos. Nesse local, foram identificados dois pontos distintos com aproximadamente cinco árvores caídas sobre a via. Os bombeiros realizar os cortes das árvores e desobstruíram as estradas.
Logo em seguida, na Rua Getúlio Vargas, também no Centro de Trombudo Central, próximo ao Posto de Saúde, outras quatro árvores caíram sobre a via e fiação elétrica. Duas equipes dos bombeiros foram mobilizadas para solucionar essa ocorrência, que representava um risco tanto para os pedestres, quanto para o fornecimento de energia elétrica na região.
Na Rua Jorge Lacerda, nas proximidades da antiga Secretaria de Obras, havia mais dois pontos distintos com cerca de cinco árvores caídas sobre a via. A mesma situação aconteceu com uma árvore na Rua Frederico Schutte, no bairro Lorenal, próximo ao Cemitério Municipal.
Além dos cortes de árvores, um ponto de alagamento foi registrado na Rua Jorge Lacerda, próximo à Estação. A equipe dos bombeiros foi acionada para avaliar a situação e tomar as medidas necessárias para minimizar o impacto do alagamento na circulação de veículos e na segurança dos moradores da região.
Na SC-112, no KM 05, uma residência sofreu destelhamento devido às fortes chuvas e também houve a queda de uma árvore nas proximidades. Os bombeiros providenciaram a cobertura da residência com lonas, evitando danos maiores e garantindo a proteção dos moradores.
Ainda no bairro Lorenal, os bombeiros prestaram auxílio à Defesa Civil do município para cobrir diversas residências com lonas. Essa ação teve como objetivo mitigar os danos causados pelas chuvas e proporcionar abrigo temporário para os moradores afetados.