No início da noite desta quinta-feira (6/07/23), agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) escoltaram um automóvel de Biguaçu a Blumenau para viabilizar um transplante renal.
A moradora de Florianópolis foi avisada à tarde que havia um órgão compatível a aguardando no Hospital Santa Isabel em Blumenau. No entanto, havia um prazo máximo para realizar o procedimento: 19h. A distância entre as duas cidades, de aproximadamente 152 km, em dias de trânsito normal é feita em 2h30.
Um amigo da família levou a paciente de 39 anos no seu carro, mas encontrou a BR-101 com muito tráfego de veículos. Foi então que ele entrou em contato com a PRF e pediu apoio urgente.
O caminho foi aberto pelas equipes policiais em meio ao fluxo intenso da BR-101 e da BR-470, da forma mais rápida e segura possível. Felizmente, a mulher chegou no hospital às 18h15, entrou no centro cirúrgico e foi submetida ao transplante.
Poucos minutos depois, por volta das 19h15 em Guaramirim, um motorista de 46 anos morador de Jaraguá do Sul também acionou a PRF. Ele disse que precisava chegar urgentemente ao Hospital São José, em Joinville, para receber o transplante renal.
O homem e a companheira dele desceram do carro e embarcaram na viatura policial, que abriu caminho em meio ao trânsito pesado do horário nas BRs-280 e 101 e chegando a tempo de o paciente ser submetido à cirurgia.
Felizmente, tanto a moradora de Florianópolis quanto o morador de Jaraguá do Sul terão a chance de começar uma nova fase, com mais saúde e qualidade de vida.