De 06 a 15 de julho, os adeptos do off-road estarão reunidos no Transcatarina que, em 2023, comemora 15 anos de existência. Com largada de Fraiburgo – situada no Vale dos Imigrantes, desbravará diversas regiões catarinenses até chegar ao seu destino: Tubarão, no litoral catarinense. As demais cidades anfitriãs são Caçador, Lages e São Joaquim. Serão cerca de 800 quilômetros percorridos por cada categoria.
E para inovar nesta edição comemorativa, a organização do Transcatarina – a SC Racing – deu exclusividade aos seus públicos; aos que gostam de competir e aos que desejam passear. Sendo assim, de 06 a 08 de julho, entram em cena os pilotos e navegadores do rally de regularidade, que se dividem nas categorias Master, Graduados, Turismo, Turismo Iniciante e Turismo Light e lutarão pelo título mais cobiçado do Brasil.
Na sequência, de 11 a 15 de julho, os off-roaders das categorias de Turismo (Adventure 01, 02 e 03, Passeio Radical 01, 02, 03 e 04, e Expedition) colocam os 4×4 na trilha em busca de muita aventura e lazer. E nestes grupos, existem aventuras de todos os tipos e níveis.
Entretanto, em ambas as tribos, o intuito do Transcatarina é oferecer muita adrenalina e emoção, sob o clima de amizade e companheirismo que o evento possui e reforça a cada ano. “O Transcatarina é uma grande família, e sempre recebemos novas pessoas. Uma família que aumenta significativamente, e isso nos deixa extremamente felizes e animados para fazermos sempre mais e melhor”, diz o diretor geral da SC Racing, Edson João da Costa.
Até o momento, 278 veículos estão inscritos e eles levam a bandeira de 11 estados e 130 cidades. São cerca de 700 participantes (somados ao staff) que proporcionam uma importante movimentação na economia das cidades por onde passam, uma vez que os visitantes consomem de restaurantes, hotéis, postos de combustíveis, oficinas, adquirem artesanato etc.
Blumenau segue forte para o Transcatarina
Tamanha é a paixão dos off-roaders blumenauenses pelo Transcatarina, que os representantes da cidade já estão na contagem regressiva. São 19 participantes inscritos que fazem de Blumenau a quarta maior delegação do evento. A primeira cidade é Chapecó, com 23 inscritos, seguida de Brasília (22) e Jaraguá do Sul (21).
No rally de regularidade, pela categoria Máster, segue o tetracampeão do evento, o piloto Flávio Kath (o Poder), que ao lado do navegador brusquense Rafain Walendowsky, brigará para voltar ao topo do pódio. No ano passado, eles ficaram na quinta posição.
Na Passeio Radical 01, estão Alexandre Deckmann (Troller), Sidney Petroski (Troller) e Velcir Finkler / Jefferson Cordeiro (Troller). Encaram a Passeio Radical 02, Dyego Fernando da Silva (Troller), Valcemar Cardoso (Jeep), Anderson Caglioni / Valdir Caglioni (Troller), Luiz Henrique Hanemann (Troller).
Na Passeio Radical 03 segue Cristiano Laércio Boos / Diomar Lobo (Troller), além de Paulo Roberto da Cruz (Troller). E Passeio Radical 04 estão Edson Zunino (Troller), Rodrigo Kienolt / Thiago de Zutter (Troller). Já Alfredo Fritzke Neto / Robison de Liz (Troller) e André Ramo (Troller) participam na Adventure 03.
Para o rali de regularidade, o 15º Transcatarina marca o retorno do diretor de prova, Wagner Souza, após oito anos. “Estou motivado por voltar a organizar esse rally que eu ajudei a criar e transformar no que ele é hoje”, diz empolgado Wagner. “Preparamos uma disputa em novo formato, com dois dias (antes eram três). Serão sete etapas e 320 quilômetros navegáveis, entre duas cidades muito próximas. Passaremos pelos pomares de maçã e fazendas de reflorestamento de eucalipto da região. Não teremos deslocamentos, portanto, quem gosta de rally de regularidade sabe que isso é um ‘filet mignon'”, pontua.
A Passeio Radical é aquela que mistura obstáculos naturais nem tão leves e nem tão pesados. Pode-se dizer que é um meio termo de uma aventura off-road. Os carros devem ter guincho, pneus mud e o mínimo de experiência para superar desafios, como atoleiros, por exemplo. Mas, ainda que o participante não tenha vivência neste tipo de aventura, mas esteja disposto a aprender, então, essa categoria é uma excelente escola.
A categoria Adventure é destinada para quem gosta do “quanto pior, melhor”. Com veículos superpreparados, a turma da Adventure tem hora para entrar na trilha, mas a hora que vai sair é sempre uma incógnita. Os desafios são de dar “medo”, mas é isso que atraí os participantes com esse perfil. E detalhe: as vagas para os três grupos da Adventure esgotam-se em poucos dias após a abertura das inscrições. Existe fila de espera.
Vagas abertas
As categorias que ainda têm vagas para o Transcatarina 2023 são de competição (Máster, Graduados, Turismo, Turismo Iniciante e Turismo Light) e Turismo (Passeio Radical 03 e 04 e Expedition. As inscrições seguem abertas e podem ser feitas pelo site www.transcatarina.com.br.
O 15º Transcatarina tem patrocínio de Hotel Renar, DSTrac Performance 4×4, SFI Chips, Scherer Autopeças, Atacadão Pneus e Artcon Empreendimentos.
Apoio de RH Brasil, Orange Sun Energia Sustentável, Grupo Gratt, Cervejaria Holzbier, Posto Maçã, Rede PMX, FD Display, Ademi S/A, Alfa Transporte, Lave Bem Lavanderia, Videplast, Prefeitura de Fraiburgo, Prefeitura de Caçador, Prefeitura de Lages, Prefeitura de São Joaquim e Prefeitura de Tubarão.