Com a missão de dar o destino mais adequado para roupas e calçados usados, a Rede Caixa Solidária Brasil ampliará, a partir deste mês, o número de pontos de entrega voluntária (PEVs) disponíveis em Blumenau e cidades vizinhas. A iniciativa promove a solidariedade ao apoiar entidades e ações sociais com a doação de roupas em boas condições, e conscientiza a população sobre a importância do reuso, reciclagem e descarte adequado de têxteis pós-consumo.
“Estamos entusiasmados em expandir a atuação da Rede Caixa Solidária Brasil em Blumenau e no Vale Europeu, contribuindo para uma grande transformação socioambiental na região a partir do melhor encaminhamento possíveis para os produtos têxteis que as pessoas não usam mais”, declara o presidente da Rede Caixa Solidária Brasil, Paulo Vargas.
Dados recentes mostram que uma grande quantidade de roupas e calçados usados são descartados de forma inadequada, gerando impactos negativos ao meio ambiente. “Em média, uma pessoa gera entre 10 e 15 kg de roupas e calçados por ano, e a maior parte acaba em aterros sanitários, sem qualquer tratamento, levando décadas para se decompor”, explica Vargas.
É neste cenário em que o trabalho da Rede Caixa Solidária Brasil se destaca. A entidade foi pioneira ao trazer para o Brasil um modelo de recolhimento de têxteis usados muito popular na Europa e nos Estados Unidos, no qual as peças em melhores condições são destinadas para entidades sociais e o restante é enviado para outras formas de reuso, reciclagem e descarte adequado.
A instalação de pontos de entrega voluntária, ou caixas coletoras, em diferentes pontos da cidade com grande fluxo de pessoas, como supermercados, facilita a coleta das roupas pela comunidade. Os pontos de entrega voluntária são equipamentos seguros onde as pessoas podem fazer a entrega de roupas e calçados que iriam para o lixo. Regulamente a equipe da Rede faz o recolhimento das entregas, realiza a triagem e encaminha as peças para uma segunda vida em ações sociais ou para o descarte mais apropriado.
“A participação da comunidade e o apoio dos supermercados locais são fundamentais para fortalecermos as ações sociais e promovermos a conscientização sobre a reciclagem têxtil “, complementa Vargas. Para receber as peças, as entidades e ações sociais precisam se cadastrar no Portal Social da Rede Caixa Solidária Brasil na internet. No portal, as entidades descrevem qual a demanda por roupas e calçados e acompanham o status do pedido.
Além do impacto social, a participação da comunidade traz benefícios ambientais significativos. A reuso ou reciclagem dos têxteis pós-consumo reduz o desperdício, evita o descarte inadequado de roupas e calçados, e promove a economia circular. Com a maior presença dos PEVs Blumenau, um dos maiores polos produtores de têxteis do Brasil, dá mais um passo rumo à solidariedade e cuidado com o meio ambiente.
Para mais informações sobre a Rede Caixa Solidária Brasil e como participar, visite o site www.caixasolidaria.com.br.
PEVs em Blumenau na primeira quinzena de junho
Angeloni Velha
Rua Humberto de Campos, 77 – Velha – Blumenau
Bistek Parque Europeu
Rua 7 de Maio, 1600 – Itoupava Norte – Blumenau
Bistek Garcia
Rua Amazonas, 466 – Garcia – Blumenau
Brasil Atacadista
Rua Dr. Pedro Zimmermann, 2430 –
Itoupava Norte – Blumenau
Cooper Super Água Verde
Rua General Osório, 2070 – Água Verde – Blumenau
Cooper Super Garcia
Rua Amazonas, 3000 – Garcia – Blumenau
Giassi
Rua São Paulo, 1277 – Vitor Konder – Blumenau
Komprão Atacadista
Rua Dr Pedro Zimmermann, 6062 – Itoupava Central – Blumenau
Komprão Atacadista Água Verde
Rua Johann Ohf, 501 – Água Verde – Blumenau
Sobre a Rede Caixa Solidária Brasil
A Rede Caixa Solidária Brasil é o empreendimento social responsável pelo projeto que há mais de sete anos busca promover a solidariedade, apoiar entidades sociais e conscientizar a população sobre a importância do reuso, da reciclagem e do descarte adequado de têxtis pôs-consumo.
O projeto conta com pontos de entrega voluntária, as icônicas caixas coletoras amarelas, localizados em locais de grande fluxo, como supermercados, facilitando a participação das pessoas preocupadas com a solidariedade e com a meio ambiente. Saiba mais em www.caixasolidaria.com.br.