Marcada para agosto a posse de Cristiano Zanin como ministro do STF

O nome do advogado recebeu a aprovação do plenário do Senado nesta quarta-feira (21/06), com 58 votos favoráveis e 18 contrários.

Foto: Lula Marques [Agência Brasil]

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu que o advogado Cristiano Zanin tomará posse como ministro da Corte no dia 3 de agosto. A data foi acordada em uma reunião com a presidente do STF, a ministra Rosa Weber, que durou cerca de 40 minutos.

Durante sua primeira visita ao Supremo após a aprovação pelo Senado, Cristiano Zanin foi introduzido aos demais ministros e tratou de questões administrativas referentes ao funcionamento de seu gabinete.

Com 47 anos de idade, Zanin poderá exercer suas funções na Corte por 28 anos, até a aposentadoria compulsória dos ministros do Supremo aos 75 anos. Ele ocupará a cadeira deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em maio deste ano.

O nome do advogado recebeu a aprovação do plenário do Senado nesta quarta-feira (21), com 58 votos favoráveis e 18 contrários. A indicação partiu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) durou quase oito horas.

Na abertura, ele se apresentou aos parlamentares, discursando por 26 minutos. Na ocasião, expressou confiança e destacou sua experiência para atuar no STF e julgar temas de grande relevância e impacto para a sociedade.

Ao resumir sua carreira, mencionou os escritórios onde trabalhou e enfatizou ser “um defensor fervoroso da Constituição brasileira e um crítico atento às violações de direitos e garantias fundamentais”. Além disso, salientou que, ao longo de seus 25 anos como advogado, liderou mais de cem processos julgados no STF e mais de 550 no Superior Tribunal de Justiça (STJ).