A Secretaria de Promoção da Saúde (SEMUS) de Blumenau atualizou a situação da dengue no município. Segundo os dados desta terça-feira (20/06/23), nos últimos sete dias foram confirmados 160 casos novos da doença e identificados 45 focos do mosquito aedes Aegypti. Felizmente não ocorreu nenhum óbito em 2023.
Os maiores focos estão nos bairros Salto do Norte (145), Itoupava Norte (141), Fortaleza (130), Velha Central (120), Tribess (118), Progresso (112), Água Verde (112), Itoupavazinha (111), Velha (106) e Garcia (103).
Desde a primeira semana de 2023 até hoje, 1.349 moradores de Blumenau foram tratados pela doença. Já o número de focos do mosquito aedes aegypti chegou a 2.402 em seis meses.
Sinais e sintomas
A primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto, que tem duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.
Atendimento ambulatorial
Os Ambulatórios Gerais da Família (AGFs) fazem atendimento nos bairros: Velha; Escola Agrícola; Garcia; Fortaleza; Itoupava; Badenfurt e Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. As unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs) também oferecem atendimento à população. O endereço e o horário de atendimento das unidades habilitadas estão no site da Prefeitura.
A orientação é que os usuários levem sempre o documento oficial em formato físico para facilitar a logística de atendimento. A distribuição de senhas e o acolhimento dos pacientes são feitos até uma hora antes do encerramento das atividades, para que os profissionais possam organizar o fluxo e garantir atendimento a todos em tempo hábil.