Por volta das 22h deste sábado (17/06/23), cinco sobreviventes do barco pesqueiro “Safadi Seif” que naufragou no dia anterior na costa de Santa Catarina, foram resgatados pela embarcação Thor Frigg, que patrulhava a área.
No total havia oito homens na balsa a 180 km da costa, com um mar muito agitado. Segundo informações iniciais, três estavam sem coletes salva-vidas e foram derrubados por uma onda durante a aproximação com a embarcação. Depois de caírem no mar, eles não foram mais localizados.
As buscas estão sendo coordenadas pelo Salvamar Sul (Serviço de Busca e Salvamento da Marinha do Brasil), que divulgou uma nota oficial sobre o resgate. Apesar de tudo que passaram nas últimas 24h, todos estavam em bom estado de saúde.
O Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina foi acionado às 21h de sexta-feira (16) através da Central de Operações. A primeira informação dava conta que o naufrágio que teria ocorrido na região próximo à Garopaba, mas um levantamento mostrou ela não era precisa, prejudicando as buscas. As condições do mar se encontravam muito adversas em função da passagem o ciclone.
Novas informações apontaram que o local do naufrágio foi a 160km da costa a partir da região norte de Florianópolis. Foi realizado contato com uma embarcação de grande porte, que dá apoio de um navio de pesquisa que trabalha na região.
O barco pesqueiro Safadi Seif tinha contatado essa embarcação antes de naufragar, por isso os tripulantes já estavam fazendo na região, inclusive com uso de radar.
As embarcações dos Bombeiros Militares não possuem autonomia de combustível, tecnologia e competência legal para navegar em águas tão distantes. A partir desse momento, entrou em cena o Serviço de Busca e Salvamento da Marinha do Brasil com apoio da Força Aérea Brasileira.