Um equipamento que ampliará a capacidade de tratamento de água para 15 litros por segundo foi instalado na base de concreto da Estação de Tratamento de Água (ETA 4). A estrutura compacta foi levada por uma carreta e chamou a atenção no Distrito da Vila Itoupava na terça-feira (13/06/23).
A nova ETA substituirá o sistema antigo, possibilitando a realização de obras de modernização e evitando a interrupção do tratamento de água quando o nível de turbidez do ribeirão aumentar devido às mudanças climáticas. A conclusão da obra está prevista para o mês de dezembro, com um investimento total de R$ 1,55 milhão.
As equipes do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Blumenau e a empresa contratada estão trabalhando na conclusão das obras civis, drenagem, caixas de passagem e montagem das tubulações.
Segundo Michael Schneider, diretor-presidente do Samae Blumenau, o início das obras da nova ETA 4 é a primeira etapa das melhorias planejadas pela equipe técnica para o saneamento na cidade.
O sistema de captação e tratamento de água foi entregue à comunidade em 1995, com o objetivo de atender as famílias dos bairros Vila Itoupava e parte do Itoupava Central. O ribeirão Itoupava Rega é o único manancial onde a água é captada para o tratamento.