Nesta quarta-feira (14/06/23), o Conselho de Sentença, composto exclusivamente por sete mulheres, emitiu o veredicto condenatório contra um homem que tentou atingir um policial militar com golpes de facão em Blumenau. O fato aconteceu em setembro de 2022, durante um atendimento de violência doméstica no bairro Velha Central.
De acordo com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), quando a PM chegou ao local, o réu saiu do imóvel armado com o objeto e avançou em direção à sua companheira e aos policiais. A guarnição utilizou spray de pimenta para tentar fazê-lo largar o facão e se afastar, mas não obteve sucesso. O homem passou a desferir golpes contra policial, que conseguiu se esquivar e evitar o ataque.
Após o julgamento, o homem foi condenado à pena de 7 anos de prisão, em regime inicial semiaberto. Ele foi condenado por tentativa de homicídio qualificado por delito contra autoridade ou agente no exercício da função. A defesa do réu havia apresentado teses de absolvição e privilégio, que foram rejeitadas pelo Conselho de Sentença.
Apesar da condenação, o réu permanecerá preso, já que os motivos que levaram a decretação da prisão preventiva não desapareceram. A sessão do Tribunal do Júri foi presidida pelo juízo da 1ª Vara Criminal da comarca de Blumenau.