Entre quarta-feira e domingo (7 e 11/06/23), será realizado um levantamento topográfico planialtimétrico, sondagem e análise estrutural da Ponte Aldo Pereira de Andrade, a popular Ponte de Ferro. Os dados obtidos, desde as dimensões e condições da estrutura, serão utilizados para a elaboração do projeto de reforma da ponte.
Durante três dias, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) irá interditar o trânsito de veículos no local. Na quarta-feira (7), quando o fluxo de veículos ainda estará liberado, será feita a sondagem do trecho da Avenida Martin Luther, onde dá acesso à Ponte de Ferro.
Já na quinta-feira (8), no feriado de Corpus Christi, o acesso fica bloqueado aos veículos para o trabalho de análise estrutura e sondagens. Na sexta-feira (9), o acesso voltará a ser liberado, mas uma das faixas da Avenida Brasil, logo abaixo da Ponte de Ferro fica interditada durante a manhã para continuar o levantamento topográfico.
O serviço de análise da ponte prossegue no sábado (10). No período da manhã o acesso poderá ser impactado em alguns momentos, ficando no sistema siga e pare. Após as 13h, a Ponte fica totalmente bloqueada aos veículos até a noite de domingo (11).
Conforme o secretário interino da Semob, Dirk Reiter, a interdição do acesso se faz necessária para os levantamentos, análise estrutural e sondagens cujos dados servem para elaboração do projeto executivo. “Além da reforma da Ponte de Ferro, também está incluso no contrato, o projeto de uma passagem inferior na Avenida Martin Luther, que prevê uma ligação em forma de túnel entre a Rua Tocantins até a ponte”, esclarece.
Os serviços do levantamento topográfico, sondagens e análise estrutural devem indicar o estado de conservação dos passeios, das juntas de dilatação, bem como, a situação da estrutura metálica.