Por meio das secretarias de Educação e da Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, a delegação do paradesporto escolar de Blumenau conquistou 73 medalhas no 1° Regional do Conexão Paralímpica Intercentros, que ocorreu na cidade de São Paulo, do dia 23 a 27 de maio.
Os atletas conquistam 46 medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze. Ao todo, o município participou do evento com 32 atletas e 11 professores e técnicos. O Conexão Paralímpica conta com diversas modalidades esportivas, como atletismo, natação e bocha paralímpica.
“A participação dos nossos estudantes nestes eventos é sempre muito importante. É por meio do esporte que eles têm a oportunidade de transformarem suas vidas, além de criarem autonomia e independência. É um momento muito importante, são resultado de anos de trabalho do nosso programa de paradesporto. Nossa missão como governo é sempre dar continuidade a estas ações”, comentou o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt.
As competições são disputadas pelos centros de referência do Comitê Paralímpico, que estão situados em diferentes cidades. Participaram atletas com deficiências distintas de 11 a 17 anos. O evento tem como objetivo promover a integração entre os centros de referências das regiões Sul e Sudeste. A iniciativa oportuniza as crianças que estão iniciando no esporte paralímpico, ter vivências com atletas de outras cidades.
“Nossos atletas do paradesporto escolar sempre nos representam muito bem o município, levando o nome de Blumenau para grandes competições e trazendo sempre ótimos resultados”, destacou o secretário de Educação, Alexandre Matias.
Confira os resultados por modalidade:
Natação
- 20 medalhas de ouro
- 3 medalhas de prata
- Bocha paralímpica
- 1 medalha de ouro
- 1 medalha de prata
- 1 medalha de bronze
Atletismo
- 45 medalhas de ouro
- 2 medalhas de prata
Com informações de Júlia Gabriela Vanderlinde, da SECOM/BNU